Palavra proibida até algumas décadas atrás, o câncer está na mídia, hoje assusta menos e sua cura é realidade para milhares de pessoas. Ainda assim, a estimativa para 2015 é de 576 mil novos casos da doença no país, uma alta incidência que mobiliza e assusta toda a família, colegas e amigos. Com sua linguagem descontraída e revelações curiosas, o escritor Eduardo Bueno nos conta como se deu no Brasil esta luta que remete ao final do século 19 e ganha força no pós-guerra, quando são criadas as principais instituições de combate ao câncer no país.
Com avanços na ciência e a formação de especialistas de projeção internacional, hoje nos vemos próximo de assumir o controle da doença, narra o historiador. O Sonho de Carmem – Como a Sociedade Ajudou a Transformar a História do Câncer no Brasil", será lançado em 3 de fevereiro, véspera do Dia Mundial do Câncer, às 18h na livraria Cultura do Conjunto Nacional. Editado pela Comunique Editorial, selo História, o livro terá também edição e-book
Um casal, Antônio e Carmem Prudente, está no centro da trama que conta como o Brasil se fez personagem de destaque na luta da humanidade contra o câncer. Ele vindo da oligarquia rural paulista, alto, brilhante e precoce professor de Medicina da USP, neto do primeiro presidente civil brasileiro Prudente de Moraes e criado para ser um líder político; ela vinda dos pampas, baixinha, poliglota e hiperativa jornalista gaúcha dos Diários Associados, trânsito livre nas altas rodas do poder por ter sido criada sob o olhar de gente como seu conterrâneo Getúlio Vargas, paciente de seu pai médico.
Quando se encontraram, num transatlântico com a comitiva presidencial na famosa viagem de Getúlio em 1936 ao 3º Reich, uma paixão arrebatadora os uniu para sempre. Um filho resultou desta união: o A.C.Camargo Cancer Center, primeira instituição de pesquisa, ensino e tratamento do câncer no país, fundado em 1953.
Em O Sonho de Carmem – Como a Sociedade Ajudou a Transformar a História do Câncer no Brasil", com venda exclusiva na Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br) o historiador Eduardo Bueno narra também episódios marcantes da vida dos atores principais do final do século 19 para cá, além de uma abordagem compreensiva dos primórdios da manifestação do câncer em toda a história da humanidade. O tema, embora menos aterrorizante do que no passado, ainda é árduo e configura uma espécie de tabu. “Contar um pouco da história dos personagens desta saga e mostrar as instituições que fizeram a diferença no combate à doença no país ajuda a tirar o peso, a desmistificar”, diz o autor, que se aprofunda na história do pioneiro A.C.Camargo Cancer Center.
Bueno relaciona a trajetória da luta contra o câncer com passagens marcantes da história do Brasil como a República Velha, Revolução de 30 e toda a Era Vargas, narrando uma história que interessa e abrange todos brasileiros. Num país que hoje registra cerca de 600 mil casos novos de câncer ao ano, o entendimento da doença se faz mais do que necessário para implementar medidas de prevenção e desenvolver mais alternativas de tratamento. E é esse entendimento que o livro, acessível a diferentes perfis de leitores, pretende impulsionar.
Sobre o autor
Eduardo Bueno é escritor, jornalista, tradutor e editor. Autor de mais de 30 livros, seu trabalho ajudou a transformar a história do Brasil em best-seller. Como jornalista, trabalhou nos principais veículos de imprensa do país. Traduziu 22 livros e editou mais de 200 títulos, tendo colaborado com várias editoras nacionais. Foi âncora do The History Channel e é apresentador do programa ExtraOrdinários, do Sportv.
Ficha Técnica
Autor: Eduardo Bueno
Lançamento: terça-feira, 3 de fevereiro de 2015, às 18 horas, com a presença do autor
Local: Livraria Cultura do Condomínio Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
Tecnologia do Blogger.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.