terça-feira, 27 de janeiro de 2015

.: A década roubada – dados e fatos nos anos da Argentina Kirchnerista

Jorge Lanata, um dos principais jornalistas do cenário argentino, tem opiniões bem definidas em relação ao atual governo de seu país. E faz questão de deixar claro o que pensa em todos os periódicos e programas de que participa. Neste seu novo livro, "A década roubada", lançado no Brasil pela Editora Planeta, ele não faz diferente. Acusa a família Kirchner pelos atuais problemas econômicos vividos na Argentina e não economiza dados para fundamentar suas análises. Para ele, “o kirchnerismo transformou-se em uma seita religiosa apoiada por fanáticos que aboliram a realidade objetiva”.

Não é segredo que a Argentina, que sempre foi considerada o país mais europeu da América do Sul, passa por um momento bastante tenso com o aumento da pobreza, o calote nos credores internacionais, a inflação corroendo os rendimentos e o peso argentino. O que muitos esperavam era uma ação enérgica dos políticos argentinos, mas, ao que parece, como Lanata defende em seu livro, o governo dos Kirchner parece estar mais preocupado em se autoperpetuar no poder e calar os opositores do que, necessariamente, fazer algo que mude o cenário do hermanos.

No novo livro, Lanata vasculha os meandros do poder, as decisões surreais (nem um pouco técnicas), o compadrio político e a mentira elevada à condição de discurso político. Tudo isso apoiado em uma minuciosa investigação jornalística.

Ao leitor, importante saber que em A Década Roubada, Lanata não trata apenas da corrupção endêmica do governo Kirchner, mas também de como a Argentina desperdiçou as condições favoráveis da economia mundial para crescer e se desenvolver, e, muito pelo contrário, regrediu em vários pontos. Nele, o autor

Mais do que informar ao público brasileiro sobre a situação do país vizinho, o novo livro do jornalista argentino leva à reflexão não tanto pelo que há de diferente entre a situação brasileira e a argentina, mas especialmente pelo que há de muito similar.

Sobre o autor: Jorge Lanata é jornalista e escritor nascido em Mar del Plata. Notabilizou-se no jornalismo investigativo, com incursões pela televisão. Fundador de vários jornais, revistas e portais de notícias, atualmente é colunista do jornal Clarin. Apresenta também um programa de rádio, Lanata sin filtro, e na televisão, Periodismo para todos. Participou juntamente com Joe Goldman da investigação jornalística dos atentados contra instituições judaicas em Buenos Aires, que culminou no livro Cortinas de Humo (1995).
Autor da coleção chamada Argentinos (2003), ele aborda a história do seu país desde sua fundação até a atualidade. Escreveu também 26 personas para salvar al mundo (2012), livro baseado em entrevistas feitas originalmente para o Canal Infinito, com personalidades influentes de todo o mundo, dentre outros.

Livro: A década roubada
Autor: Jorge Lanata
Editora: Planeta do Brasil
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.