sábado, 24 de janeiro de 2015

.: Aruba conquista folião com Carnaval que dura dois meses

Saiba como é celebrada a festa mais divertida do ano na ilha caribenha


Engana-se quem pensa que o Carnaval brasileiro é o mais intenso de todos. Em Aruba, a festa dura quase dois meses. Além do mar azul-turquesa, gastronomia premiada e diversas atrações para os viajantes, nesta época do ano a Ilha Feliz, como também é conhecida, tem quase 30 eventos que animam os finais de semana de janeiro e fevereiro. Desfiles, concursos de talentos e festas se espalham por toda a ilha e fazem a alegria dos foliões.

O ponto alto do Carnaval 2015 de Aruba serão os dois grandes desfiles que irão ocorrer nos dias 14 e 15 de fevereiro em San Nicolas e Oranjestad, duas localidades do país que ficam a 30 minutos de distância uma da outra. Outra atração imperdível será o Aruba’s Grand Lighting Parade, que acontece no dia 7 de fevereiro também em Oranjestad. Trata-se de um grande desfile noturno no qual os foliões se vestem com roupas iluminadas. Já as famílias não podem perder o Desfile das Crianças que acontece em vários bairros da ilha. O mais tradicional é o de San Nicolas, que será no dia 8 de fevereiro. Mas o Carnaval de Aruba não é nada sem a eleição da Rainha e do Mr. Carnaval. O concurso que irá escolher os representantes da folia arubana acontece no dia 6 de fevereiro.

Para o encerramento dos festejos carnavalescos, Aruba prepara a Queima do Momo, na qual um boneco de pano que simboliza o rei da loucura é queimado, deixando para trás os prazeres do corpo e dando o início ao período de Quaresma. Essa festa será em 16 de fevereiro.

Menu da folia: Além da decoração que enfeita lojas e ruas, o Carnaval também invade os cardápios dos restaurantes da Ilha Feliz, que servem o “menu bacchanal”, um termo que é derivado da palavra “bacchus”, o deus do vinho, que simboliza a folia. Não deixe de provar o Carnival Calamari, lulas fritas servidas em um molho de tomate delicioso.

Assim como no Brasil, duas características imperam: as fantasias, que são verdadeiras obras de arte, e as ruas animadas por bandas de percussão e blocos de Carnaval. Se você quer participar da folia em Aruba pode se unir a um desses grupos pagando uma tarifa que dá direito a fantasia e open bar. Entre os blocos mais populares estão o Los Baga Bai (mais antigo), o Majestic (que acumula vários prêmios) e o Touch of Brazil (TOB), que em português significa “Toque de Brasil”.

Samba caribenho: O gênero musical que dá som ao Carnaval de Aruba é a tumba, típica do Caribe. Mas também se escutam outros sons como o calipso e o road march. O calipso é caracterizado pelas letras com críticas bem humoradas à sociedade e que são cantadas em papiamento, um dos idiomas oficiais da ilha, juntamente com o holandês. Já o road march tem como foco a dança.

Em 2015 é celebrado o 61° Carnaval de Aruba, que segue sendo uma das fortes tradições culturais da ilha. Foi logo após a formação de uma Comissão de Carnaval em 1954, sob a influência de imigrantes de Trindade, que começaram alguns dos costumes que persistem até hoje, como a eleição anual da Rainha do Carnaval, o palhaço como símbolo do acontecimento e as marchas de rua com músicas de percussão.

Confira os destaques do Carnaval 2015 de Aruba: 
31 de janeiro - Desfile das crianças em Noord
1º de fevereiro - Desfile das crianças em Oranjestad
6 de fevereiro - Eleição da Rainha e do Mr. Carnaval
7 de fevereiro - Aruba’s Grand Lighting Parade em Oranjestad
8 de fevereiro - Desfile das crianças em San Nicolas
12 de fevereiro - Aruba’s Grand Lighting Parade em San Nicolas
14 de fevereiro - Grand Carnival Parade de San Nicolas
15 de fevereiro - Grand Carnival Parade de Aruba em Oranjestad
16 de fevereiro -  Queima do Momo

Sobre a ilha de Aruba: Com 110 mil habitantes e localizada ao norte da Venezuela, a ilha de Aruba, no Caribe, é conhecida por suas águas claras e areia branca. Oferece infraestrutura completa de lazer, com 28 hotéis e resorts ao longo da costa oeste, spas, cassinos e campos de golfe - sendo um profissional com 18 buracos. Além disso, a Ilha Feliz, como é conhecido o país, apresenta gastronomia internacional variada e diferentes opções de compras. Atividades para toda a família estão disponíveis em terra firme, com passeios e visitas pela ilha, e também na água, com mergulho em seu mar cristalino e esportes aquáticos. Sua localização privilegiada mantem o clima a agradáveis 28 ºC quase todo o ano e fora da rota de furacões. Turistas brasileiros não precisam de visto para entrada no país.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.