O filme "118 Dias" ("Rosewater", EUA, 2014) é baseado no livro best-seller do The New York Times “Then They Came for Me: A Family’s Story of Love, Captivity, and Survival” ("Então Eles Vieram me Buscar: Uma História Familiar de Amor, de Cativeiro e de Sobrevivência"), escrito pelo jornalista da BBC Maziar Bahari. O lançamento de "118 Dias" acontece no dia 5 de março.
Uma história real, o drama traz a estreia do jornalista Jon Stewart, do aclamado programa The Daily Show, exibido pelo canal Comedy Central, como roteirista, produtor executivo e diretor, e é estrelado pelo ator Gael García Bernal ("No", "Cartas para Julieta", "Ensaio sobre a Cegueira").
O drama biográfico segue o iraniano Bahari (Bernal), jornalista de 42 anos, cidadão canadense que vive e trabalha em Londres. Em junho de 2009, Bahari retorna para o Irã e para Teerã, sua cidade natal, para cobrir as eleições e entrevistar Mir-Hossein Mousavi, que se mostrava uma oposição consistente ao presidente em exercício Mahmoud Ahmadinejad.
Enquanto os partidários do candidato Mousavi saiam às ruas para protestar contra a declaração de vitória de Ahmadinejad apenas poucas horas após o fechamento das urnas, o jornalista decide assumir um grande risco pessoal ao enviar as filmagens que fez dos distúrbios das ruas para a emissora britânica BBC publicar.
Logo em seguida, a polícia chega à casa da mãe (Shohreh Aghdashloo, de "A Instituição", "A Casa do Lago", "Casa de Areia" e "Névoa") de Bahari, onde ele estava hospedado, faz uma revista totalmente ilegal, e sob argumentos artificiais leva o jornalista para a detenção. Na prisão, Bahari é submetido à tortura e a incessantes interrogatórios nos 118 dias seguintes. Seu algoz, sempre o mesmo homem, se identificou apenas pelo codinome Rosewater (Kim Bodnia, de "Amor é Tudo o que Você Precisa").
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
Tecnologia do Blogger.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.