domingo, 7 de dezembro de 2014

.: Projeto ‘Trilha Cultural’ é lançado em Taubaté

Ação contemplou nove museus locais, com a possibilidade de especializar suas estratégias de comunicação institucional.


Em cerimônia na manhã da última terça-feira, dia 2 de dezembro, no Museu Monteiro Lobato, foi lançado oficialmente o projeto “Trilha Cultural”.  Realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), instituições ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Taubaté, o evento contou com a participação do diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker, da secretária municipal de Turismo e Cultura, Martha Serra, profissionais da área museológica e cultural e interessados.

Nesta segunda edição do projeto, o município de Taubaté foi escolhido por apresentar uma rica diversidade de instituições públicas e privadas que contemplam acervos museológicos complementares. A atuação em rede destes museus não apenas os fortalece institucionalmente como também tem o objetivo de potencializar sua aproximação ao público”, enfatiza Kaseker.

Na ocasião, a secretária Martha Serra recebeu os folders confeccionados para divulgação dos museus taubateanos. O trabalho contemplou nove museus locais, com a possibilidade de especializar suas estratégias de comunicação. Além da formatação de um Plano de Comunicação Institucional em Rede e da criação da marca Trilha Cultural, foram impressos trinta mil folders para distribuição gratuita, que apresentam os museus de Taubaté enquanto excelentes oportunidades de cultura, lazer e diversão.

"Estamos muito gratos pelo 'Trilha Cultural' e agora iremos trabalhar a marca e desenvolver as ações propostas no plano de comunicação para que todos conheçam nossos equipamentos", afirma Martha.

O projeto teve como proposta identificar e valorizar a diversidade do patrimônio natural, histórico e cultural, contemplado resguardado nos museus do município. Participaram da açãoo Museu Histórico Professor Paulo CamilherFlorençano, a Pinacoteca Anderson Fabiano, o Museu da Imagem e do Som de Taubaté (Mistau), o Museu da Imigração Italiana, o Museu da Agricultura, o Museu de Arte Sacra de Taubaté, Museu de História Natural de Taubaté, Museu Mazzaropi e o Museu Monteiro Lobato.

"Para nós, o projeto Trilha Cultural é a realização de um sonho. A partir de agora, os museus em rede fortalecerão suas ações institucionais. Estamos felizes e agradecemos ao SISEM-SP e o programa de Modernização de Museus”, disse Tina Lopes, coordenadora do Museu Monteiro Lobato. 

O projeto é uma ação do programa de Modernização dos Museus Paulistas, realização do SISEM-SP e da ACAM Portinari, que objetiva a requalificação dos museus de pequeno porte do Estado de São Paulo. Outras informações podem ser obtidas no site www.sisemsp.org.br , na página na rede social Facebook ou no blog Trilha Cultural. 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.