quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

.: Palestra “Games & Animação, Um Panorama Introdutório”

Evento faz parte do Programa Oficinas Interativas, que utiliza enquetes on line para definir temas de interesse do público nas cidades atendidas pelas 22 Oficinas Culturais do Estado.


A Oficina Cultural Pagu – unidade da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – promove no dia 11 de dezembro a palestra “Games & Animação, Um Panorama Introdutório”, com o artista digital e produtor de games, Luís Carlos Petry. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas na Oficina Cultural, por meio do contato pagu@oficinasculturais.org.br ou pelo telefone (13) 3219-2036. O endereço da palestra mudou para a ETEC Aristóteles Ferreira - Av. Dr. Epitácio Pessoa, 466, Aparecida, em Santos.

O evento faz parte do Programa Oficinas Interativas, que tem como objetivo estimular e ampliar a participação popular na definição da programação das Oficinas Culturais, particularmente em atividades como seminários e debates, por meio de um mecanismo interativo de escolha dos temas via web. As atividades também serão gravadas e publicadas no canal do YouTube das Oficinas Culturais disponível no endereço https://www.youtube.com/channel/UCx4ySlsHp1HfVZcwbvulpAQ

De relevância crescente no mundo contemporâneo, os games permitem aos jogadores experiências altamente diversificadas em vários campos: entretenimento, treinamento, educação etc. Nesse universo, uma atividade artística ocupa um lugar de destaque: a animação, que está presente em todos os aspectos de um jogo.

Na palestra, Luís Carlos Petry apresentará uma síntese panorâmica das potencialidades dos games no mundo atual, a partir da perspectiva da animação e da interatividade, enfocando: as origens da animação para a produção fílmica, do entretenimento e a sua superlativização dentro dos games; a importância da animação e dos games dentro da cultura contemporânea, situando exemplos considerados hoje clássicos e norteadores, como Hanna Barbera e Lucas-Pixar; as relações entre a emergente indústria e a comunidade de usuários que se tornaram mais do que consumidores, mas produtores de conteúdo (os chamados prossumers); os conceitos básicos de animação que são incorporados na produção de games e a sua transformação dentro das metodologias de produção. 

Questões teóricas e técnicas serão exemplificadas a partir de dois jogos consagrados: The Last of Us e Beyond. Também serão apresentados o engine de games Unity 3D e os engines da EPIC Games – UDK e Unreal 4 – que são centrados na atividade dos artistas de games e possuem uma sistemática voltada para a produção artística. O encontro ainda fornecerá uma bibliografia de base para os interessados em saber mais e será finalizado com um discussão sobre as tendências atuais da animação para games e suas potencialidades para a produção de peças educacionais, culturais e científicas.

Filósofo, artista digital, pesquisador e produtor de games, Luís Carlos Petry é professor no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Na mesma universidade, criou o projeto do Curso de Jogos e atua no NuPHG (Núcleo de Pesquisa em Hipermídia e Games). É membro atuante no corpo científico do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games), tendo sido o Chair do Consórcio Doutoral de 2013. É consultor para games e hipermídia da Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal. Participou com games artístico-acadêmicos nas Bienais de Cerveira de 2009 (Ópera Quântica AlletSator 4.5) e 2011 (Labirinto Artístico-Filosófico); participou da equipe que recebeu o “4t Premi Internacional Ciutat de Vinaròs de Literatura Digital" em 2009 com o poema animado "Poemas no meio do caminho". Mantém a página de pesquisa wwww.topofilosofia.net e sua página nerd no Facebook: https://www.facebook.com/luis.petry.3

Serviço: 
► PALESTRA: GAMES & ANIMAÇÃO, UM PANORAMA INTRODUTÓRIO
Palestrante: Luís Carlos Petry
11/12 – quinta-feira – 19h às 22h
Público: interessados no tema
Inscrições: até 10/12 no site
Seleção: primeiros inscritos no site das Oficinas Culturais no link: http://oficinasculturais.org.br/programacao/ver.php?idoficina=19
20 vagas
Local: ETEC Aristóteles Ferreira - Av. Dr. Epitácio Pessoa, 466, Aparecida, CEP 11030-600 – Santos - SP
Gratuito

Oficina Cultural Pagu
Coordenadora: Mônica Tranjan Real de Toledo
Rua Espírito Santo, 17, Campo Grande - Cep: 11075-390 - Santos - SP
Telefone: (13) 3219-2036 / 3219-1741 | pagu@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda das 18h às 22h, terças a sextas-feiras das 13h às 22h. Sábado das
14h às 18h.
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural
OBS: Possui rampa de acessibilidade; não possui estacionamento; não possui rede wi-fi.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.