quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

.: Nova expedição dos Schurmann é tema do último Repórter Eco

A edição do próximo domingo também faz um balanço ambiental de 2014 e prevê os principais desafios de 2015


O último Repórter Eco de 2014, que vai ao ar neste domingo, dia 28 de dezembro, às 17h30, traz uma reportagem sobre a Expedição Oriente, a nova viagem pelos mares e oceanos da família Schurmann. Além disso, o programa finaliza o ano com uma análise dos avanços e retrocessos na área ambiental ocorridos nos últimos 12 meses e antecipa quais serão as principais dificuldades enfrentadas em 2015.

Passados trinta anos de sua primeira grande aventura em alto-mar, Vilfredo e Heloísa Schurmann partiram em setembro para a terceira volta ao mundo ao lado dos filhos. A rota foi inspirada em uma tese polêmica, que afirma que foram os chineses os primeiros a chegar à América, e não os europeus, como conta a historiografia.

A reportagem exibida no programa traz detalhes da viagem, como as adaptações que tornaram a embarcação autossustentável e a escolha do nome do barco, Kat, em homenagem à filha adotiva do casal que faleceu aos 13 anos. Além disso, a matéria explica quais eram as reais intenções da família ao iniciarem o percurso. “Nós não somos cientistas, não vamos sair para provar nada disso cientificamente. Mas a nossa ideia é mexer nessa história para colocar o pessoal para falar e, quem sabe, encontrar algumas evidências físicas que possam botar mais lenha nessa fogueira”, afirma David Schurmann.

Outro destaque do Repórter Eco é um balanço do ano no que se refere ao meio ambiente. Prevendo quais serão os principais desafios que a sociedade encarará em 2015, como garantir o abastecimento de água, recuperar florestas e frear a extinção de animais e plantas, o programa conversa com especialistas que indicam solução para os problemas ambientais considerados urgentes.

Uma matéria sobre a busca por uma civilização que substitua o mundo moderno também integra o Repórter Eco deste domingo. Antropólogos, cientistas, biólogos, sociólogos e educadores apontam quais podem ser as alternativas possíveis diante da crise nas áreas econômica, social e ambiental da sociedade contemporânea.

Por fim, o programa desvenda os segredos da Rosa de Jericó, conhecida como a planta da ressurreição. Natural do deserto, ela pode voltar a brotar após ficar até 30 anos sem vida. Integrante do Jornalismo da TV Cultura, o Repórter Eco vai ao ar aos domingos, às 17h30, com reprises aos sábados, às 8h05.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.