O filme vencedor retrata a vida de um dos maiores poetas italianos, Giacomo Leopardi (1798-1837), interpretado pelo premiado ator Elio Germano. O longa aborda desde a infância de Leopardi, uma criança com problemas de saúde, sobre o olhar implacável de seu pai, até a saída de sua cidade natal, Recanati, a fim de ganhar o mundo. A amizade com o intelectual Antonio Ranieri muda a vida do poeta e o faz percorrer a Itália: passa por Florença e Nápoles, sempre imerso em um mundo boêmio, bem diferente daquele no qual fora criado.
Para a escolha, o júri composto pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho, Eliana Giannoccaro, da Magneti Marelli, Sergio Comolatti, do Grupo Comolatti, pelo diretor do Instituto Italiano de Cultura Renato Poma e pelo jornalista Oliviero Pluviano analisou, dentre outros elementos, aquele que tinha a melhor qualidade em roteiro, atuação e relevância sócio-cultural.
Dos 16 filmes exibidos de 27 de novembro a 3 de dezembro na 10ª edição do festival, o filme de Martone concorreu com outros quatro finalistas: “I Nostri Ragazzi”, de Ivano de Matteo, “Anita B.”, de Roberto Faenza, “Anime Nere”, de Francesco Munzi e “Un Ragazzo D’Oro”, de Pupi Avati.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.