quarta-feira, 26 de novembro de 2014

.: Roney Giah - "Pop em Pedaços 2" com Jorge Mautner

No início do mês de outubro chega às lojas o novo trabalho do compositor, cantor e guitarrista Roney Giah: o segundo volume da série Pop em Pedaço. No lançamento, um dos destaques é a participação especial de Jorge Mautner, na faixa "O vermelho da Sua Boca". A composição de Giah foi descrita por Mautner como um “amálgama sensual cubista”. A música "Eu Sei (Cho No Ie)" também compõe o trabalho.

Na série "Pop em Pedaço", Roney Giah revisita o formato vinil 7 polegadas (compacto simples, Single Play), um sucesso da indústria fonográfica nas décadas de 1950 e 1960. "Pop em Pedaço", lançado no mercado nacional, é uma série que conta com seis edições, cada uma delas contendo vinil e CD com as duas faixas/singles autorais em cada mídia. Essa nova incursão musical – iniciada em 2012 – mostra o lado mais pop de Giah, que busca um diálogo entre o contemporâneo e o tradicional. As programações eletrônicas conversam com instrumentos acústicos e conferem ao trabalho uma arquitetura musical já consagrada por Quincy Jones & Michael Jackson, Liminha & Gilberto Gil. 

Segundo Giah, “trabalhar no Pop em pedaço vol. 02 foi uma experiência enriquecedora, ainda mais com a participação de uma fonte inesgotável de inspiração como Jorge Mautner”.

O músico acrescenta que a faixa O vermelho da sua boca – que foi gravada no Studio Visom, no Rio de Janeiro – conta com um making of da gravação que pode ser conferido neste link

Nesse segundo volume do "Pop em Pedaço", Roney Giah conta com Edu Luke (baixo e programações eletrônicas); Bruno Cardozo (Hammond); Estela Paixão e Eloiza Paixão (backing vocais); Paulinho Viveiro (trompete), Marcelo Freitas (sax tenor), Jaziel Gomes (trombone) e Roney Giah (voz, guitarra, violão 7 cordas, beat box, piano elétrico e teclado moog). 

O trabalho foi gravado no estúdio Audioman e no Estúdio Visom (RJ), masterizado por Homero Lotito (Estúdio Reference); Os técnicos de gravação foram Edu Luke e Bruno Cardozo em SP e Leonardo Alcântara no Rio de Janeiro. A direção de arte é assinada por Roney Giah, que teve como assistente de direção Ricardo Collet Franceschi. As fotos são de Danilo Apoena e a revisão de texto de Leo Nogueira. Todas as composições, letras, arranjos, produção & mixagem são assinadas por Roney Giah.

Primeiro volume
O primeiro volume conta com as composições "Mas Até Lá" e "Estamos Seguros Embaixo do Meu Cobertor" – lançadas em formato acústico no CD "Queimando a Moleira", em 2010, e que ganham novo arranjo na primeira edição da série "Pop em Pedaço". “Pop em Pedaço vol. 01” conta com Edu Luke (baixo e programações eletrônicas); Bruno Cardozo (piano Rodhes e Hammond); Estela Paixão e Eloiza Paixão (backing vocais); e Roney Giah (voz, guitarra, violão de aço, violão 7 cordas e sinths). O trabalho foi gravado no estúdio Audioman, masterizado por Homero Lotito (Estúdio Reference) e teve como técnicos de gravação Edu Luke e Bruno Cardozo. A direção de arte é assinada por Roney Giah, que teve como assistente de direção Ricardo Collet Franceschi. As fotos são de Danilo Apoena e a revisão de texto de Leo Nogueira. Todas as composições, letras, arranjos, produção & mixagem são assinadas por Roney Giah.

Mercado internacional
Com o mesmo formato do "Pop em Pedaço", Roney Giah lançou, simultaneamente o primeiro volume do "Single Puzzle Piece", um trabalho voltado para o mercado internacional – sobretudo para o norte-americano –, e que é composto por um compacto vinil e um CD divididos em seis edições. O trabalho chegou ao mercado estadounidense no primeiro semestre de 2012. Segundo Giah, o duplo lançamento (compactos para o mercado nacional e internacional) atende à demanda de produzir álbuns para mercados com características distintas. Nos Estados Unidos, o "Single Puzzle Piece vol. 01" integra a programação diária de mais de 150 college rádios norte-americanas; em duas delas, alcançou o top 30.

A música "Talentless Lover" - que também integra o CD e vinil "Single Puzzle Piece Vol.01" - foi premiada por um júri formado por profissionais de gravadoras  internacionais (Warner Music, Universal, Sony Music, EMI, Virgin Records, Dreamworks, Capitol Records e CBS Radio), editores da revista Rolling Stone, vencedores e músicos indicados ao Grammy que premiou Roney Giah com o título Suggested Artist Honors. O reconhecimento é concedido pelo Song of the Year, que premia intérpretes e compositores de todo o mundo. A canção – que ficou entre as melhores inscritas –, pode ser ouvida no link http://soundcloud.com/roneygiah/talentless-lover.

Jorge Mautner
Jorge Henrique Mautner nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de janeiro de 1941, filho de Anna Illich e Paul Mautner – que vieram para o Brasil refugiados da Segunda Guerra Mundial. Aos oito anos, a família de Mautner mudou-se para São Paulo, onde ele aprendeu a tocar violino. Embora fosse um ótimo aluno, Jorge abandonou a escola no 3º ano Científico, sem concluir o curso; aos 16 anos conquistou o Prêmio Jabuti com o primeiro livro, Deus da Chuva e da Morte, escrito aos 15 anos. Filiado ao Partido Comunista, Mautner foi encarcerado durante o golpe militar e enviado para Barretos; foi solto sob a condição de se expressar com mais cuidado em suas futuras obras. Exilou-se, então, nos Estados Unidos e começou a trabalhar na Unesco, traduzindo livros brasileiros para o inglês.

Dos Estados Unidos seguiu para Londres, onde se aproximou de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Em terras britânicas dirigiu e participou do filme "O Demiurgo", com participação de Gil, Caetano, José Roberto Aguilar e Jards Macalé, entre outros. De volta ao Brasil começou a escrever no jornal “O Pasquim”. Nesta época, travou seu primeiro contato com Nelson Jacobina, que foi seu parceiro musical até o ano passado, quando faleceu. Lançou 14 discos entre 1966 e 2007, sendo regravado por artistas fundamentais da música brasileira como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Chico Science e Nação Zumbi.

Roney Giah - Prêmios & Carreira Internacional
Formado pelo Musicians Institute of Technology, em Los Angeles (EUA), em 1994, Roney Giah estudou com Pat Metheny, Scott Henderson, Frank Gambale, Joe Diorio, Joe Pass, Stanley Jordan, Jenifer Batten (ex-guitarrista de Michael Jackson) e Cat Gray (ex-tecladista do Prince). No Brasil, estudou com o maestro Claudio Leal Ferreira e com o Zimbo Trio, no CLAM.

Álbuns
"Semente" (1998)
"Mais Dias na Terra" (2006)
"Yesterday´s Tomorrow" (2008)
"Queimando a Moleira" (2010)
"Co´as Goela e Tudo" (2011)
"Pop em Pedaço Vol. 01" (2012)
"Single Puzzle Piece Vol. 01" (2012)
"Pop em Pedaço vol. 02" (2014)

Premiações e indicações
Disputou o Prêmio Sharp 1998
Disputou o Prêmio Visa 1998 (edição instrumental)
Segundo lugar no Festival Berklee/Souza Lima (São Paulo)
Latin Grammy (pré-selecionado, edição 2006)
Prêmio TIM (pré-selecionado, edição 2006)
Indicado ao The Musicoz Award 2010 (categoria Best International Artist)
Menção Honrosa do Mike Pinder´s Songwars (2010)
Menção Honrosa do Billboard World Song Contest (2010)
Menção Honrosa do The John Lennon Songwriting Contest (2008) – curadoria de Yoko Ono
Segundo lugar Best World/Folk album of the year (CARAs 2011 – Contemporary A Cappella Recording Awards).
”CD do ano” – Prêmio Caiubí 2011
Suggested Artist Honors, Song of the Year 2012

Especiais
Trilha sonora do filme norte-americano "No Pain, No Gain" (2008)
Gravadora inglesa ASTRANOVA Records lança o CD "Yesterday´s Tomorrow" (2008)
Música Argila é relançada no disco Pearl Brazilian Team 3 (1998)
Integra o portfólio do "Jingle Punks", e-business musical (2009)
Entra na programação de 150 college rádios nos Estados Unidos e alcança o TOP 30 duas vezes (2011)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.