quinta-feira, 13 de novembro de 2014

.: Questão racial no Brasil e no Reino Unido será tema de debate

Dentro da programação do Mês da Consciência Negra na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), será realizado.

 
O debate procurará abordar as relações raciais no Brasil e no Reino Unido e o modo como estas se manifestam no âmbito educacional, com reflexões sobre o modo como as relações sociais impactam no acesso da população negra à educação, em especial em sua inserção no ensino superior.

Os participantes do debate serão Wasin Mir, Vice-embaixador do Reino Unido no Brasil, Nnenne Iwuji-Eme, Primeira Secretária para Assuntos de Educação, Infraestrutura e Energia da Embaixada do Reino Unido no Brasil, o sociólogo e pesquisador Rafael Castilho, coordenador de projetos da FESPSP e contará com a moderação da Profa. Dra. Caroline Cotta de Mello Freitas, docente da FESPSP.

Serviço 
Debate: RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL E NO REINO UNIDO
Data: 17 de novembro de 2014
Horário: 19h30
Local: Auditório do Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque (entre as ruas Dr. Cesário Mota Jr. e Dr. Vila Nova).

Sobre  Wasin Mir: Wasim Mir é Vice-Chefe de Missão da Embaixada Britânica em Brasília. Entre 2012 e 2013, foi Diretor Adjunto responsável pela introdução de uma nova forma flexível de operar no FCO, através da criação da Força Tarefa de Projetos. Antes disso Wasim foi destacado para o Secretariado das Nações Unidas, onde trabalhou foi o assessor sênior do presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, onde liderou uma equipe transversal da ONU para reunir os governos de todo o mundo e definir a agenda global para combater o HIV ao longo dos próximos cinco anos. Ele também aconselhou o Presidente da Assembleia Geral de Manutenção da Paz das Finanças, Assuntos Humanitários, Diálogo Cultural e Reforma da ONU.

Wasim se juntou ao Foreign and Commonwealth Office (FCO) em 1998 e passou a maior parte de sua carreira focando em questões multilaterais e reforma institucional. Entre 2006 e 2010, ele trabalhou na Missão das Nações Unido nas Nações Unidas à frente de uma equipe responsável para a Reforma da Administração e Finanças. Ele trabalhou no Reino Unido Representação junto da União Europeia a partir de 1999 - 2001 focando questões em torno da reforma institucional da UE e Governação e novamente em 2005-06, durante a Presidência britânica da UE, quando ele foi responsável por Antiterrorista e de Combate à Proliferação. Ele também trabalhou no FCO em Londres na política de sanções, como Secretário do Conselho FCO e Chefe de Comunicação Interna.

Antes de entrar para o Foreign and Commonwealth Office Wasim trabalhou por três anos para o Departamento de Educação e Emprego, onde foi responsável por, entre outras coisas reforma da abordagem do Reino Unido para os serviços de emprego e educação pré-escolar. Em seguida, ele passou um ano no destacamento para a Comissão Europeia tomar a iniciativa de pressionar por reformas na maneira como os serviços de emprego trabalham em conjunto em toda a UE.

Wasim estudou economia na Faculdade de Economia de Londres, graduando-se em 1993. Em seguida, ele obteve um mestrado em Direito pela Universidade de Manchester, graduando-se em 1994. Enquanto trabalhava em Bruxelas, Wasim empreendeu um Mestrado Executivo em Administração de Empresas pela Universidade de Leuven , especializada em Reforma do Sector Público. Wasim nasceu e cresceu em Bradford, West Yorkshire.

Sobre Nnenne Iwuji-Eme: NneNne tem mais de uma década de experiência em política internacional, o desenvolvimento (particularmente na África) e questões econômicas. A carreira de NneNne começou como um Consultor Econômico do Departamento de Ambiente, Alimentação e affair Rural, onde ela se concentrou em questões da Política Agrícola Comum (1999 - 2001) e adesão da UE. Posteriormente, ela se juntou ao Ministério dos Negócios Estrangeiros (FCO) como Conselheiro Económica para a África, passando a chefiar a África, Oriente Médio e seção economias em transição (2002 -2006), onde liderou no desenvolvimento e condução de políticas econômicas frente FCO na África e na transição economias. Isto incluiu a trabalhar em uma variedade de questões de alto nível durante a Presidência do Reino Unido G8, como a reestruturação da dívida da Nigéria, a evolução do mercado de petróleo, a OMC e acordos de comércio preferenciais.

Em 2006 foi destacado para NneNne equipe cenários globais da Royal Dutch Shell, onde liderou os países africanos, com especial enfoque na Nigéria. Ela também fez parte da equipe que entregou Cenários de Longo Prazo Global de Energia da Shell.

Desde seu retorno ao FCO em 2008, NneNne cobriu projetos estratégicos sobre questões internacionais de energia, atendendo FCO metas de eficiência de recursos e levou para a política externa do Reino Unido para a região dos Grandes Lagos da África como chefe do Great Lakes Seção (2009-2011). Em 2011 foi eleito NneNne UK Delegar à Comissão das Nações Unidas sobre Contribuições, um comitê seleto de especialistas que prestam consultoria à ONU sobre a metodologia de orçamento. Posteriormente, ela trabalhou como chefe de imprensa do FCO com um amplo portfólio que cobre o Afeganistão, Paquistão, África do Sul, a ONU, o ICC e sequestra, antes de assumir sua posição atual como primeiro-secretário da prosperidade no Reino Unido Embaixada Brasília, liderando uma equipe responsável para a Educação, Energia, Infra-estrutura e excelente campanha do Reino Unido. NneNne detém graduação e pós-graduação graus em Economia pela Universidade de Manchester, Reino Unido.

Sobre Rafael Castilho: Rafael Castilho é sociólogo graduado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de SP, pós-Graduado em Política e Relações Internacionais e em Gestão Pública. É Consultor e Coordenador de Projetos. 

Sobre Caroline Cotta Freitas: Caroline Cotta Freitas é graduada em Ciências Sociais, mestre em Ciência Social e doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). 

SOBRE A FESPSP - FESPSP: 81 anos de Reconhecimento: A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.