A autora analisa como a publicidade e os editoriais de moda, usando ícones brasileiros como as paisagens, cantores, patrimônios históricos e personalidades, contribuíram para a criação de uma identidade e da indústria de vestuários brasileira. Entraram também nesta pesquisa a influência das grandes feiras de negócios para a sedimentação do setor. “É curioso ver um trabalho histórico tão minucioso sobre fatos que você viveu há quase cinquenta anos. E, principalmente, pude refletir sobre o que é o trabalho que fazemos a cada instante e sobre o fato de não termos ideia, enquanto o fazemos, de como ele se refletirá no futuro de tantas criaturas humanas”, diz no prefácio o publicitário Roberto Dualibi.
Sobre a Autora
Maria Claudia Bonadio é doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 2004 é professora de História da Moda e, atualmente, é docente do bacharelado em Artes e Design e mestrado em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É autora da obra Moda e Sociabilidade: Mulheres e Consumo na São Paulo dos anos 1920; (2007) e uma das organizadoras do livro História e Cultura de Moda; (2001). Há vinte anos realiza pesquisas sobre história da moda e do consumo no Brasil, tendo publicado diversos artigos sobre o tema em revistas científicas brasileiras e estrangeiras, dentre as quais Cadernos Pagu, Horizontes Antropológicos, International Journal of Fashion Studies e Film, Fashion & Consumption. Desde 2010 é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem).
Sobre a Editora
Criada em 2011, em São Paulo, a nVersos Editora surgiu para explorar novos processos e segmentos de produção de conhecimento não alinhados ao mercado convencional, além de divulgar a pluralidade. Segundo seus fundadores, Julio César Batista e Raimundo Araújo Gama, nessa sua proposta de atuar à luz de uma literatura multifacetada, a empresa dirige seu foco tanto para os textos tradicionais como para os resultantes de distintas convergências. Ao contemplar este universo, a nVersos não apenas valoriza, mas também leva ao mercado uma linha editorial sem fronteiras e sem abordagens preestabelecidas. Graças a esse largo espectro de busca e identificação de autores com as mais diversas propostas, a editora reafirma, constantemente, sua disposição de participar da formação de um imaginário capaz de contribuir para a compreensão da complexidade do mundo contemporâneo a partir de diferentes análises e leituras.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.