Os moradores de Florianópolis, em Santa Catarina, vêm acompanhando de perto os bastidores de uma produção com todos os ingredientes que fascinam o público de cinema: vencedora do Oscar na equipe; astros e estrelas da TV e do cinema do Brasil e do mundo; artistas, técnicos e profissionais que mesclam raças, culturas e referências de diferentes partes do planeta. Para alguns habitantes, esse momento ainda representa a oportunidade de atuar ao lado de tão grandiosa e talentosa equipe. Baseado na história real que inspirou o bestseller homônimo, "Pequeno Segredo" é um filme sobre três histórias interligadas por um único segredo, envolvendo a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro.
Famosos por suas travessias marítimas, os Schurmann guardaram por um longo período a emocionante história da adoção de Kat, falecida em 2006. Para superar a dor da partida da caçula, em 2012, Heloísa Schurmann lançou o livro "Pequeno Segredo – A Lição de Vida de Kat para a Família Schurmann". Agora, o cineasta David Schurmann aposta em seu mais ambicioso projeto de ficção, prestando mais uma homenagem à irmã com as filmagens de "Pequeno Segredo" - que, além de Floripa, contará com locações em Belém e Vigia de Nazaré, ambas, no Pará.
Com roteiro de Marcos Bernstein, que também assina sucessos aclamados nacional e internacionalmente como "Central do Brasil", "Chico Xavier", "Faroeste Caboclo", "Terra Estrangeira" e "Zuzu Angel", "Pequeno Segredo" é a nova produção de João Roni, sócio da Ocean Films, que já dirigiu filmes publicitários e reality shows e produziu documentários e videoclipes para Ricky Martin, Diana Krall e U2. Vilfredo Schurmann e David Schurmann também assumem a produção. Nos bastidores, destacam-se ainda a diretora de arte alemã Brigitte Broch, vencedora do Oscar da categoria por "Moulin Rouge", indicada à estatueta por "Romeu + Julieta", e responsável por outras obras internacionais como 21 Gramas e Babel; o diretor de fotografia peruano Inti Briones, vencedor do Festival de Veneza por "Las Niñas Quispe", responsável pela fotografia de "To Kill a Man" (grande prêmio do Júri em Sundance) e apontado pela Variety como um dos dez profissionais do setor que merece atenção mundial, e o figurinista brasileiro Severo Luzardo Filho, que assina as roupas e acessórios utilizados pelos elencos do filme e da minissérie "O Tempo e o Vento" e da novela "Laços de Sangue" (além de brilhar na Apoteose como carnavalesco das escolas de samba Império da Tijuca e, atualmente, Império Serrano), entre outros talentos.
Da esquerda para a direita: Inti Briones, diretor de fotografia, David Schurmann, produtor e diretor, Erroll Shand, ator que interpreta Robert, Fionnula Flanagan, atriz que interpreta Barbara, João Roni, produtor,Brigitte Broch, diretora de arte, Júlia Lemmertz, atriz que interpreta Heloísa Schurmann, e Marcello Antony, ator que interpreta Vilfredo Schurmann, recepcionados por Yara Genovez, anfitriã de uma noite especial com a equipe de "Pequeno Segredo".
No cinema, uma história “diferente” da publicada
Apesar de ter a mesma fonte de inspiração do bestseller de Heloísa Schurmann, "Pequeno Segredo" não é uma adaptação do livro para as telas. “A narrativa do filme é completamente diferente e foca nas trágicas e belas vidas de três famílias. Existe um elo entre elas, mas são três núcleos que protagonizam as próprias histórias, que chegam a se cruzar”, conta o diretor David Schurmann. E acrescenta: “vamos mostrar como esperança, sonhos e destino podem unir pessoas de diferentes partes do mundo”.
Assim, os espectadores conhecerão a história da menina neozelandesa, adotada na infância por uma família brasileira, que descobre na adolescência o assustador segredo de sua vida; o conto de amor entre uma amazonense e um neozelandês, surpreendidos por uma tragédia familiar, e a fria e solitária senhora que descobre a verdade do passado e embarca em uma jornada para redescobrir o amor. João Roni aposta na trama de apelo universal para conquistar o público do Brasil e do mundo. “São histórias capazes de cruzar fronteiras, mostrando que pessoas separadas pelo destino, preconceito e tragédia podem se unir pela amizade, compreensão e amor”, declara o produtor.
Pequeno Segredo, grande elenco
Os atores brasileiros Júlia Lemmertz, Marcello Antony e Maria Flor e os internacionais Erroll Shand e Fionnula Flanagan lideram o elenco de "Pequeno Segredo".
Júlia Lemmertz nasceu no Rio Grande do Sul. Sua estreia artística foi no cinema, aos 5 anos, no longa "As Amorosas". Desde então, acumula 29 filmes brasileiros, entre eles, "Um Copo de Cólera" e "As Três Marias", que lhe renderam duas indicações de melhor atriz para o Grande Prêmio Cinema Brasil; o sucesso de bilheteria "Meu Nome Não é Johnny", e o polêmico "Do Começo ao Fim", aclamado internacionalmente. Muito conhecida do público, tem também uma extensa carreira na TV, atuado um diversas novelas e seriados da Globo. Em "Pequeno Segredo", Júlia Lemmertz interpreta Heloísa Schurmann.
Marcello Antony, nascido no Rio de Janeiro, participou de filmes como "O Xangô de Baker Street", "Sexo, Amor e Traição" e "A Partilha". Na TV, atuou em novelas de grande audiência, como "Terra Nostra", "Senhora do Destino" e "Amor à Vida", e em séries consagradas pelo público, entre elas, "As Brasileiras". Além de seu trabalho em cinema e televisão, destaque para sua atuação em peças conceituadas como "Macbeth" e "Vestido de Noiva". Em "Pequeno Segredo", Marcello Antony interpreta Vilfredo Schurmann.
Maria Flor nasceu no Rio de Janeiro e iniciou sua carreira como atriz em "Malhação". Participou das novelas "Cabocla", "Belíssima" e "Eterna Magia", entre outras, e das séries "Aline" e "Som e Fúria". No cinema, atuou em "Diabo a Quatro", "Cazuza - O Tempo Não Para", "Chega de Saudade", "O Bem Amado", "360" e "Xingú". Em "Pequeno Segredo", Maria Flor interpreta Jeanne.
Erroll Shand nasceu na Nova Zelândia e estudou Artes Cênicas na Austrália. Atuou na indústria audiovisual dos dois países, participando de filmes como "Meu Monstro de Estimação", "The Z-Nail Gang", "China Bigfoot: Legend of the Yeren" e no ainda inédito "Slow West". Além disso, participou das séries e minisséries "Harry", "Sunny Skies", "Safe House" e "Underbelly: Land of the Long Green Cloud", e de diversas peças teatrais. Em "Pequeno Segredo", Erroll Shand interpreta Robert.
Fionnula Flanagan é irlandesa, nascida em Dublin, e tem uma extensa carreira no cinema, TV e teatro. Participou de atrações televisivas como "Law & Order" e "Lost". Atuou nos filmes "Os Outros", hit mundial com Nicole Kidman, no indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar "Transamérica", com Felicity Huffman, além das comédias "Sim Senhor" e "Os Fantasmas de Scrooge" com Jim Carrey e no estrelado "Divinos Segredos", ao lado de Sandra Bullock, Ellen Burstyn, Ashley Judd e Maggie Smith. Em "Pequeno Segredo", Fionnula Flanagan interpreta Barbara.
Já a estreante Mariana Goulart deve ser a grande revelação do filme, assumindo o papel de Kat Schurmann. Detalhe: a pequena Giulia Valadares, irmã de Mariana na vida real, também interpreta Kat, mas quando a personagem tinha três anos. O elenco infantil conta ainda com a catarinense de Palhoça, Alice Ramos, e o “manezinho da ilha”, Thomas Silvestre, nos papéis dos melhores amigos da caçula dos Schurmann. Apostando nos talentos locais, "Pequeno Segredo" conta com cerca de 30 atores e 40 profissionais de Santa Catarina.
Vale ressaltar que, até o dia 29 de novembro, protagonistas e coadjuvantes circulam pelas diversas locações de Florianópolis - que, para determinadas cenas, foi transformada em paisagens neozelandesas. Entre os dias 2 e 12 de dezembro, parte do cast roda em Belém e Vigia de Nazaré, gerando também oportunidades para a região e população local, escaladas para atividades relacionadas ao figurino, cenários, locações, transporte, hospedagem, alimentação, entre outros serviços adotados nos bastidores. Em janeiro de 2015, David Schurmann retorna a Nova Zelândia - onde se formou e iniciou sua carreira de diretor - com a equipe para filmar as cenas restantes de "Pequeno Segredo".
O irmão por trás das câmeras
Formado em Cinema e Televisão na Nova Zelândia, David Schurmann iniciou sua carreira internacional com 19 anos como diretor do programa In Focus da TV3, na Nova Zelândia, onde viveu por seis anos. Ele dirigiu filmes para publicidade e séries de televisão, em mais de 20 países, além de curtas e longas-metragens, recebendo prêmios no Brasil e no exterior. Destaque para o documentário "O Mundo em Duas Voltas" e o independente "Desaparecidos".
David também é o diretor e administrador da Schurmann Produções Cinematográficas. A paixão pelo cinema se revelou aos 13 anos, quando convenceu o pai a comprar uma câmera 8mm e fez o primeiro filme: a história da Família Schurmann cruzando o Canal do Panamá. Com "Pequeno Segredo", o cineasta leva para as telas de cinema histórias que conhece intimamente, tendo que dirigir, em alguns momentos, atores que interpretam o próprio David Schurmann.
Segredo guardado, apesar da fama
Em 1984, o economista Vilfredo e a professora Heloísa surpreenderam parentes, amigos e colegas de trabalho com a decisão de abandonar a vida estável e confortável em terra firme e zarpar pelo mundo a bordo de um veleiro, acompanhados dos três filhos pequenos, Wilhelm, na época com 7 anos, David, 10, e Pierre, 15. E assim viveram por dez anos: velejando pelo mundo, conhecendo e descobrindo novas aventuras... e fazendo de um sonho a razão de suas vidas e consagraram-se como a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro.
Em 1997, partiram para a segunda grande aventura. Dessa vez, com uma nova tripulante: a filha Kat, então com apenas 5 anos. A Expedição Magalhães Global Adventure foi acompanhada por milhões de pessoas no Brasil e em mais 43 países, via internet e TV, como atração especial do Fantástico da Rede Globo. Depois de quase dois anos e meio no mar, o veleiro Aysso chegou a Porto Seguro, na Bahia, no dia 22 de abril de 2000, para participar das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, sendo recebido pelos então presidentes do Brasil e de Portugal, imprensa internacional e cerca de 3 mil pessoas.
Aos olhares do mundo, a relação dos Schurmann com a adorável Kat encantava a todos. Nos bastidores, a vida feliz e cheia de aventuras convivia com um desafio particular: a batalha contra uma grave doença. Em 2006, a um mês de completar 14 anos, Kat faleceu. Seis anos depois, Heloísa Schurmann revelou o segredo de família. Luz que ilumina cada Schurmann até hoje, Kat se mantém presente no dia a dia da Família. No mar, como a inspiração do nome do veleiro que acaba de partir para a terceira aventura ao redor do mundo, a Expedição Oriente. No cinema, como a grande estrela de Pequeno Segredo.
Pais e filhos
Economista graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Vilfredo foi consultor financeiro de grandes corporações brasileiras, tais como Ceval (hoje, Bunge), Weg AS e outras. Aos 35 anos de idade, trocou uma carreira bem-sucedida e a vida em terra firme pelo prazer de desfrutar momentos de aventura junto com a família, navegando pelo mundo em um veleiro. O capitão da Família Schurmann liderou e coordenou as duas expedições no mar.
Foi condecorado com a Medalha do Mérito Naval da Marinha do Brasil. Vilfredo foi produtor do documentário Em Busca do Sonho, da série Magalhães Global Adventure para a Rede Globo de Televisão e do longa-metragem O Mundo em Duas Voltas. É presidente da Schurmann Produções Cinematográficas, palestrante e responsável pelos projetos educacionais do Instituto Kat Schurmann. Neste momento, cruza os mares e oceanos do planeta com a Expedição Oriente, em paralelo à sua nova produção cinematográfica, Pequeno Segredo.
Graduada professora de Inglês pela New York University com especialização na área de Pedagogia, Heloísa educou os quatro filhos, nas duas expedições de volta ao mundo. Ela é pesquisadora, responsável pelo conteúdo dos projetos globais e autora dos diários de bordo da família. Ela desenvolveu o Programa Pedagógico da segunda expedição, intitulado Educação na Aventura, acompanhado por mais de 2 milhões de alunos no Brasil e nos Estados Unidos. Heloisa é escritora e publicou quatro bestsellers nacionais, entre eles, Pequeno Segredo – A lição de vida de Kat para a Família Schurmann. Além de palestrante, é responsável pelo núcleo de dramaturgia da produtora e conteúdo digital da Família Schurmann, divindindo-se, no momento, em dois projetos paralelos: Expedição Oriente e Pequeno Segredo.
Pierre Schurmann partiu aos 15 anos com sua família durante a circum-navegação 10 anos no Mar. Em 1997, iniciou uma carreira empreendedora independente. Atualmente, é investidor em empresas de tecnologia e internet. Mencionado anteriormente, além de cineasta, David Schurmann também é o responsável pelo planejamento e desenvolvimento da nova Expedição Oriente. Wilhelm Schurmann embarcou aos 7 anos com a família para navegar ao redor do mundo. Aos 10, aprendeu a velejar de windsurfe e tornou-se atleta profissional, sendo reconhecido como um dos maiores nomes no esporte no Brasil e no mundo. Ao lado dos pais, Wilhelm é o imediato a bordo do veleiro Kat na Expedição Oriente.
Kat nasceu em 1992, na Nova Zelândia. Aos 3 anos, tornou-se a mais jovem marinheira ao ser adotada pela Família Schurmann. Ela participou da Magalhães Global Adventure dos 5 aos 8 anos, navegando ao redor do mundo e conhecendo 19 países. Fluente em inglês e português, estudou por correspondência pelo método americano de ensino da Calvert School. Corajosa marinheira, Kat praticou diversas modalidades de aventuras: desceu rios em rafting, subiu montanhas e vulcões, nadou com os golfinhos e mergulhou em Fernando de Noronha. Sempre alegre e brincalhona, era uma determinada defensora do meio ambiente. Kat faleceu em 29 de maio de 2006, aos 13 anos, de complicações decorrentes de uma doença, da qual era portadora desde seu nascimento. A pequena e amada marinheira está simbolicamente presente na Expedição Oriente, tendo o seu nome adotado pelo novo veleiro da família, e é a protagonista real de Pequeno Segredo.
2015: o ano da estreia
"Pequeno Segredo" deve estrear nas telas durante os principais festivais mundiais de cinema, realizados no segundo semestre de 2015 – ano previsto para o grande lançamento também nas salas de todo o Brasil. Apresentado pela Ancine, Sabesp e Volkswagen, a produção conta com o patrocínio da 3M, da Comgás, do Governo do Estado do Pará, da MRS Logística, de Seguros Unimed e da Weg, além do apoio do Programa Catarina Criativa, da Codesc – Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, da Gomes da Costa, do Grupo Simões, da Hering e da HDI Seguros.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.