“A trajetória das comunicações está muito ligada ao desenvolvimento do país, em especial do interior, onde está Ribeirão Preto. É um traço marcante da nossa cultura e uma história em que ainda há muito a ser resgatado e compartilhado com a comunidade”, destaca Adriana Silva, presidente do IPCCIC.
A coordenação do Núcleo de Pesquisa da História das Comunicações do IPCICC será do jornalista e pesquisador André Luís Rezende, que levou a ideia ao Instituto. “A sugestão foi aceita de imediato e os primeiros projetos já estão saindo do papel. A meta é agregar essa proposta à rede colaborativa de fomento e pesquisa que o IPPCIC já vem estruturando”, afirma.
Sobre o IPCCIC - O Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais tem sua sede em Ribeirão Preto (SP). A presidente, Adriana Silva, é jornalista, doutora em Educação pela Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), e foi secretária da Cultura da cidade no período de 2009 a 2012.
A vice-presidente, Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, é doutora em História pela Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Franca) e foi diretora do patrimônio cultural da Secretaria de 2005 a 2012. Juntas, elas criaram a Rede de Cooperação Identidades Culturais e, com a participação de outros 20 pesquisadores, realizaram três fases do Inventário de Referências Culturais do município. A partir da pesquisa, criaram o Programa de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto e foi com base nesta experiência que decidiram criar o IPCCIC.
O principal objetivo do Instituto é o de criar Redes de Gestão Cooperada entre cidades ligadas geograficamente e/ou culturalmente a fim de colaborar na elaboração do Inventário de Referências Culturais das cidades brasileiras e atuar na difusão da Economia Criativa, qualificando técnicos para a aplicação dos programas e ações.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.