quarta-feira, 19 de novembro de 2014

.: Grande final do Festival da Canção Francesa 2014 revela vencedor

Oito candidatos de todo o Brasil disputam a grande final do Festival da Canção Francesa, nesta quarta-feira, dia 19, às 19h, no Teatro Maison de France, no Centro do Rio de Janeiro, com entrada franca. Eles foram escolhidos em acirradas disputas regionais, acontecidas em outubro. O alto nível dos candidatos chamou a atenção dos jurados e impressionaram as plateias. Os finalistas estarão concorrendo a uma viagem de seis dias a Paris. O segundo colocado ganhará passagens de ida e volta também a Paris. O terceiro lugar disfrutará de um fim de semana para duas pessoas no Club Med Brasil.

Cada finalista se apresentará acompanhado de uma mesma banda, liderada pelo músico Renato Assis. Um júri formado por personalidades ligadas ao meio artístico, à Aliança Francesa, às autoridades francesas e/ou representantes de patrocinadores avaliou o material enviado pelos candidatos nos quesitos afinação, ritmo, interpretação e pronúncia. Entre eles estão a diretora Cultural da Aliança Francesa do Rio de Janeiro, Isabelle Diris; Gloria Barros, representante da Air France; e o conselheiro para a Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil e diretor do Instituto Francês e Ação Cultural, Jean-Paul Rebaud.

Nesta sétima edição, o tema escolhido foram as músicas francesas e francófonas lançadas entre 2004 e 2014.

Conheça os finalistas
Marcelo Astiazara, representante de Porto Alegre, tem 28 anos e vai interpretar "Soul Man", de Ben L'Oncle Soul. Músico e compositor, integra o duo pop rock Danadões, em parceria com Robson Almeida. Apaixonou-se por artistas da nova geração pop da França, entre eles a cantora de jazz Cyrille Aimée e alguns representantes da soul music como Opé Smith e Ben L'Oncle Soul, vozes e estilos que ganharam sua admiração e o instigaram a conhecer mais sobre a cultura francesa.

A representante de Brasília é carioca Vanessa Tuppan e vai interpretar "Encore du Temps", de Le Roi Solei. Aos 18 anos, foi morar em Paris, onde estudou Politica Internacional e Língua e Cultura Francesa. Participou de musicais amadores e peças de teatro. Adora viajar e explorar novas culturas, tendo participado de trabalhos comunitários na Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã. Hoje, mora em Brasília e trabalha na equipe política da Embaixada da Austrália. 

Luísa Moreira é a representante de São Paulo, com a canção "Ni Oui Ni Non", de ZAZ. Ela tem ascendência francesa e desde pequena sonhava em aprender o idioma. Aos 12 anos, começou o curso e quando chegou a um certo nível, começou a ouvir músicas francesas. Então, decidiu juntar a língua francesa e o violão.

A candidata por Curitiba é a cantora e atriz Iria Braga, que interpretará "L'autre Bout Du Monde", de Emily Loizeau. No Colégio Estadual do Paraná formou-se atriz e cursou Licenciatura em Música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Em 2012, regeu o coral infanto-juvenil da Universidade Federal do Paraná. Hoje, além apresentar o programa É-Cultura da TV É-Paraná, Iria colabora com diversos artistas e dá continuidade ao show Volátil em parceria com o pianista Davi Sartori.

A representante do Recife, Sofia Ramos, é advogada e gosta de cantar desde criança. Participou de musicais quando morou nos EUA, onde teve a oportunidade de interpretar Maria em "Amor Sublime Amor". É estudante de canto lírico no Conservatório Pernambucano de Música e amante da música francesa, principalmente dos clássicos, a exemplo de Françoise Hardy e Charles Aznavour. Ela interpretará "La Liste", de Rose.

Livia Borges representará o Rio de Janeiro com a canção "Dernière Danse", de Indila. Ela se apaixonou pela língua francesa pela voz de Piaf, cantando L’hymne à l’amour. Depois de conhecer as chansons e foi estudar o francês para, um dia, cantar essa emoção que só essa língua traz. Levia gravou o material enviado para o júri em seu celular, e mesmo assim foi a grande vencedora do Rio, dentro de um time de alto nível.

A finalista por Salvador, Victória Lago, é apaixonada pela língua francesa desde pequena por achá-la cheio de glamour e charme. Agora, aos 18 anos, realizará um grande sonho de interpretar a canção "Le Droit à l’erreur", de Amel Bent. 

A mineira Deborah Viveiros começou a estudar canto aos 12 anos e se apresentava na igreja que sua família frequentava. Sempre amou a língua francesa, mas o desejo de aprendê-la deu-se no período em que iniciou o curso de moda, onde formou-se designer. Depois de dois anos estudando na Aliança Francesa BH passou um tempo em Lyon na França, para aprimorar o idioma. Atualmente, continua cantando em igrejas, casamentos e tem a música como hobby. Interpretará "Papaoutai", de Stromae.

Final do Festival da Canção Francesa
Data: Quarta-feira, 19 de novembro
Hora: 19h
Local: Teatro Maison de France (Av. Pres. Antônio Carlos, 58 – Centro – Rio de Janeiro)
Telefone: (21) 2544-2533

Premiação
1º lugar: passagens para Paris, saindo do Rio, de São Paulo ou de Brasília (Air France) + 6 noites em Paris;
2° lugar: passagens para Paris, saindo do Rio, de São Paulo ou de Brasília (Air France);
3°lugar: fim de semana no Club Med Brasil para duas pessoas.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.