segunda-feira, novembro 17, 2014
A editora Nova Fronteira finalizou o plano de reedição das obras de Rubem Fonseca. "O Buraco na Parede", "A Confraria dos Espadas" e "O Romance Morreu" são os três últimos títulos que faltavam para completar o catálogo do autor. As novas edições, que chegam às lojas ainda este mês, trazem posfácio assinado por Sergio Augusto, curador da coleção, e textos de crítica de veículos da imprensa.
Desde que chegou à editora, Rubem Fonseca lançou três inéditos – "José, Axilas e Outras Histórias Indecorosas" e "Amálgama", vencedor do Prêmio Jabuti 2014, na categoria Contos e Crônicas. Sua obra, publicada em mais de 50 anos de carreira, revolucionou, sobretudo, o conto. O gênero, que é o preferido do autor, pode ser conferido em "O Buraco na Parede" e na confraria dos espadas.
Em "O Buraco na Parede", temos oito contos nos quais o autor utiliza com destreza os mais diversos artifícios literários – monólogo interior, metalinguagem, farsa, naturalismo – para dissecar os elementos essenciais à nossa existência: nascimento, cópula e morte, muitas vezes unidos num único ato.Já em "A Confraria dos Espadas" , temos os estranhos prazeres e as pequenas mortes cotidianas também em oito contos. Aqui, o autor de "Agosto" e "Feliz Ano Novo" passeia, sem que jamais lhe falte fôlego, entre a linguagem sóbria e espontânea e o experimentalismo e a erudição.
Em "O Romance Morreu", livro de crônicas publicadas no "Portal Literal", Rubem Fonseca, sempre muito reservado, abre um pouco de sua vida para o leitor e fala sobre suas experiências como roteirista de cinema, sobre suas histórias vividas no exterior, além de tornar públicas algumas reflexões divertidas sobre o dia a dia.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.