quarta-feira, 29 de outubro de 2014

.: "Noite do Saci" reúne show de Paulo Freire e contação de histórias

Com programação especial para o dia 31 de outubro, sexta-feira, o Sesc Campo Limpo resgata a cultura popular brasileira com o especial "Noite do Saci", que reúne show de viola e sessões de contação de histórias e causos fantásticos. As atrações acontecem das 18h às 21h e a classificação etária é livre.

 A "Cia. Palavras Andantes" abre a noite com "Eu Vi um Saci", intervenção itinerante que promove roda de história, cantigas e brincadeiras do folclore brasileiro, ressaltando a presença do Saci Pererê na fantasia e no imaginário popular. A contação de histórias também fica por conta da "Cia. Dona Conceição", que apresenta, às 19h, "O Arteiro Saci" e outras histórias, e às 21h, "Contos de Assombração". Uma contadora e um músico envolvem os ouvintes em histórias de assombração e aventuras que partem do folclore brasileiro. São elas "A Lenda da Missa dos Mortos", "A Lenda da Mulher de Branco", "A Lenda da Procissão das Almas" e "A Lenda da Alma que Pediu Missa".

Às 20h, o violeiro Paulo Freire apresenta o show "A Viola e o Saci", que reúne histórias e músicas presentes no imaginário da cultura popular. Emboladas, canções caipiras, a peleja com o" Corpo Seco", o causo do capeta e outras histórias de caçadas fabulosas fazem parte do repertório do show, que conta também com a presença de José Oswaldo Guimarães, presidente da A.N.C.S. (Associação Nacional dos Criadores de Saci). Nesta apresentação, Guimarães conta a verdadeira história da criação de sacis, como está o reintroduzindo nas matas brasileiras e quais são os cuidados que devem ser tomados para quem quer criá-lo.

Ao final do espetáculo, o público é convidado a dar seus depoimentos e formular suas questões sobre estas lendas brasileiras - que nem sempre são apenas lendas.


Sobre Paulo Freire
Violeiro, compositor e escritor paulista, Paulo Freire estudou violão clássico no Brasil e na França, mas foi no Norte de Minas Gerais, região do rio Urucuia, que aprendeu a tocar viola com Manoel de Oliveira e outros mestres da região. Aprofundando-se nos costumes e lendas do sertão, hoje é um dos curadores do "Festival Voa Viola" e, além dos shows, promove oficinas de viola e oficinas de causos pelo Brasil.

Serviço:
Especial Noite do Saci – Sesc Campo Limpo

Dia 31 de outubro, sexta-feira, das 18h às 21h
"Eu Vi um Saci", Cia Palavras Andantes – às 18h
"O Arteiro Saci e Outras Histórias", Cia Dona Conceição – às 19h
Show "A Viola e o Saci", com Paulo Freire e José Oswaldo Guimarães - às 20h
"Contos de Assombração", Cia. Dona Conceição – às 21h00

Sesc Campo Limpo
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120. Campo Limpo - São Paulo/SP
Telefone: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.