quarta-feira, 8 de outubro de 2014

.: "Ilegal" e a regulamentação da maconha medicinal

Nesta quinta-feira, dia 9 de outubro, estreia o documentário “Ilegal”, que revela a história de pessoas que lutam pela regulamentação da maconha medicinal. O filme foi realizado pela produtora paulistana "3Film" em parceria com a revista "Superinteressante".

De um lado, uma menina de cinco anos com uma forma de epilepsia rara, grave e sem cura. Do outro, uma substância derivada da maconha que acaba com as convulsões da criança. Entre as duas, uma lei que torna o tratamento impossível. O documentário mostra a luta de um grupo de mães contra a burocracia e o preconceito para garantir aos seus filhos o direito à saúde, e como seu exemplo deu origem a um movimento nacional pela legalização da Cannabis medicinal.

O projeto nasceu após uma reportagem de Tarso Araújo, jornalista e um dos diretores do filme, para a revista. Tarso é também o idealizador da campanha "Repense", viabilizada por crowdfunding. Após o início da campanha, a menina Anny Fischer, portadora de uma epilepsia rara, tornou-se a primeira pessoa com autorização para usar cannabis medicinal no Brasil.

Sobre a campanha "Repense"
A "Repense" é uma campanha de comunicação criada para incentivar o debate e a reflexão sobre o uso medicinal da maconha no Brasil. A campanha começou em março de 2014 com o lançamento do curta-metragem Ilegal e de uma captação no site de crowfunding Catarse. As doações de 362 pessoas foram usadas para produzir um site sobre cannabis medicinal, cartilhas, camisetas, adesivos e canecas. Todo o material foi criado para dar visibilidade e oferecer informações claras e confiáveis sobre o assunto.  http://campanharepense.org/

Sobre os diretores
Raphael Erichsen
Pós-graduado em Cine Documental pela ECIB de Barcelona, dirigiu os documentários “Il.lusió” e “95” para o mercado espanhol, em 2008. Em Londres, escreveu, dirigiu e produziu Superstonic Sound, documentário sobre o lendário DJ Don Letts apresentado em mais de 30 países. Foi assistente de direção do documentarista britânico Julien Temple em "Rio 50º" (TvZero/BBC 2014) e participou e dirigiu a série "Rally Mongol" para o canal Multishow. dirigiu o documentário "Que Esse Grito Não Seja em Vão", tributo à banda punk "Cólera e Radical - A Controversa saga de Dadá Figueiredo"; além dos curta-metragens "Ilegal", "Luta" e "Dor" que podem ser assistidos no site da campanha "Repense".

Tarso Araujo
Tarso Araujo pesquisa e escreve sobre drogas desde 2006 e suas reportagens sobre o assunto já lhe renderam um "Prêmio Esso de Criação Gráfica" e um "Prêmio Abril de Jornalismo". Ex-repórter do jornal "Folha de S.Paulo", Tarso é colaborador de diversas revistas e editor colaborador da "Superinteressante". Em 2012, lançou o "Almanaque das Drogas", mais completo livro sobre o tema já lançado no Brasil, e em 2014 co-dirigiu os filmes "Ilegal, Luta e Dor" para a campanha "Repense".

Sobre a produtora
A "3Film" é uma jovem produtora independente de conteúdo audiovisual com foco em documentário, baseada em São Paulo. Alguns destaques da sua produção são as séries "Rally Mongol" (Multishow) e o webhit "Esqueça o Filtro Solar". Entre os documentários estão “Que Esse Grito Não Seja em Vão” (tributo à banda Cólera), "Superstonic Sound" (sobre o lendário DJ Don Letts), "No Capricho: O Filme e Radical – A Controversa Saga de Dadá Figueiredo". Berço da campanha "Repense", a produtora é responsável pelos curtas-metragens "Ilegal", "Luta" e "Dor".

Sobre a revista
"Superinteressante" é a revista mensal mais lida do Brasil, com uma tiragem de 400 mil exemplares e um grande portfólio de publicações impressas e digitais. Com 27 anos de história, a "Super" é reconhecida por sua abordagem inovadora e por suas reportagens que são, ao mesmo tempo, leves e profundas, e está associada à inovação. "Ilegal" é a estreia da revista no cinema.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.