Organização premiou os estudantes que melhor abordaram temas relacionados à transformação social e o combate à pobreza no Brasil.
A CARE Brasil, ONG brasileira que tem como missão ajudar a desenvolver comunidades empobrecidas do País, premia os jovens ganhadores do 1º Festival de Curtas Geração CARE. O concurso, que teve sua primeira edição em 2013, contou com a participação de jovens que tiveram de criar curtas-metragens inspirados pelo tema “Jovens que Transformam”.
Foram premiados dez filmes que fazem parte da mostra, e os primeiros colocados - um escolhido pelo júri artístico, outro por voto popular – ganharam uma viagem e uma câmera Lomography. A mesa artística escolheu o ''Vista uma Camisa'', dos diretores João Pedro Macedo, Carolina Hernandez, Leticia Bertelli, Felipe Swalf, Erica Swalf e Carolina Medina, como vencedor. O curta chama a atenção para os diversos problemas enfrentados na sociedade atual, e mostra que o primeiro passo para mudar essas situações é “vestir" uma causa.
Através do voto popular, ganhou o curta-metragem ''Somar para Multiplicar'', dirigido por Ana Carolina Moreli Dolfini e Luciana Penas da Silva. O filme conta a história do Crea+, projeto social em educação, 100% voluntário, que trabalha com alunos do ensino fundamental II (6 º ao 9º ano) de escolas estaduais de São Paulo, através de aulas de reforço em matemática e de atividades socioculturais e esportivas.
Os ganhadores viajarão por uma semana para conhecer o trabalho da CARE Brasil na Rota das Emoções, roteiro litorâneo que liga três estados do Nordeste brasileiro (Ceará, Piauí e Maranhão), dos Lençóis Maranhenses a Jericoacoara. No local, a organização está desenvolvendo o projeto “Nós Fazemos a Diferença no Turismo Sustentável na Rota das Emoções”, em parceria com a União Europeia. O projeto contribui para que todos os municípios da rota e as comunidades de cada um deles possa se beneficiar do turismo, aproveitando todo o potencial existente, de maneira social e ambientalmente responsável e sustentável para, dessa forma, reduzir as vulnerabilidades e fortalecer os moradores e gestão pública.
Os viajantes também darão sua contribuição para o projeto. Durante a semana que estarão passeando pela Rota das Emoções, os jovens premiados testarão novos passeios turísticos em cidades da rota, produzirão fotos e depoimentos que ajudarão a promover essas rotas turísticas menos conhecidas e compartilharão sua experiência com jovens das comunidades locais através de uma oficina que pretende discutir como o audiovisual pode contribuir na produção do turismo sustentável na região.
Sobre a CARE Brasil – É uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações em 2001. A CARE Brasil se concentra no combate à pobreza, abordando as suas causas estruturais por meio de projetos de desenvolvimento urbano e rural. Para este fim, opera atualmente em nove estados, incluindo duas áreas urbanas (Rio de Janeiro e São Paulo) e sete regiões rurais (Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará e Goiás). Atua, ainda, na resposta e redução de risco de desastres, com projetos na Região Serrana do Rio de Janeiro,e em Francisco Morato, em São Paulo. A CARE Brasil faz parte da rede CARE Internacional. Com atuação em 87 países, a CARE apoiou, em 2013, mais de 97 milhões de pessoas, melhorando a saúde básica e a educação, combatendo a fome, desenvolvendo o acesso à água potável e saneamento, expandindo oportunidades econômicas, combatendo as mudanças climáticas e atuando na recuperação de desastres. Para mais informações, acesse: www.care.org.br
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.