sábado, 11 de outubro de 2014

.: Festival do Rio premia "A vida privada dos hipopótamos"

Primo Filmes apresenta mais duas obras na Mostra, entre elas “Trinta”, a cinebiografia do carnavalesco Joãosinho Trinta.


"A Vida Privada dos Hipopótamos" recebeu na quarta-feira, dia 8 de outubro, o prêmio de melhor montagem no Festival do Rio. Produzido pela Primo Filmes, o documentário foi o único a vencer uma categoria que não é dedicada exclusivamente a seu gênero.

O filme é sobre Christopher Kirk, técnico de informática americano que muda-se para Colômbia após ler um artigo sobre os hipopótamos de Pablo Escobar. Também é um filme sobre V., a misteriosa mulher colombiana por quem Kirk se apaixona durante os anos em que viveu na América do Sul e de quem fala obsessivamente.

O relato de Kirk, depoimentos de pessoas próximas a ele e a V., imagens de arquivo e dados recuperados pelos diretores no computador pessoal do presidiário compõem o filme, que será exibido na Mostra Internacional de Cinema – SP. A narrativa é construída a partir do acesso irrestrito aos arquivos pessoais de Kirk, elemento fundamental nesta trama  investigativa: trocas de correio eletrônico, músicas e fotografias  fornecem a cronologia dos eventos e a comprovação dos fatos.

Tudo começa com os hipopótamos colombianos, animais que faziam parte do zoológico particular mantido pelo chefe do cartel de Medellín e que, uma vez abandonados após a prisão de Escobar, se reproduziram e criaram a única comunidade da espécie vivendo fora do cativeiro e da África. Kirk conta que decidiu viajar ao país para conhecer esse inusitado legado de Pablo Escobar.
Depois, a paixão repentina por V., a primeira colombiana com quem Kirk teve contato. Eloquente, ele narra a instabilidade de um relacionamento  conturbado e a suposta personalidade manipuladora da mulher. O tórrido caso amoroso teria influenciado na conduta que o levou à prisão em 2009, no Brasil, por tráfico internacional de drogas.

O documentário é construído no esforço para desvendar Kirk e a busca das origens de seus relatos – estes representam uma compulsão narrativa, uma visão caleidoscópica da própria trajetória.
A discrepância entre as personalidades do técnico de informática e do traficante, a obscura procura por uma nova vida e a obsessão por V. permeiam todo o documentário, enquanto os diretores tentam comprovar as versões de Kirk – uma pessoa definida por um de seus amigos americanos como a encarnação de “Pinóquio”.

Outros dois filmes produzidos pela Primo Filmes fazem da parte da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo: “Trinta” (clique para acessar o trailer), cinebiografia de Joãosinho Trinta estrelada por Matheus Nachtergaele e dirigida por Paulo Machline, e Os Inimigos da Dor (clique para acessar o trailer), coprodução Brasil-Uruguai.

Documentário: A Vida Privada dos Hipopótamos (I Touched All Your Stuff  / La vida privada de los hipopótamos)
Dração: 91min 09seg
Local de filmagem: Brasil e EUA
Formato de filmagem: HD
Som: Dolby Digital
Idioma original: Inglês e Espanhol

Exibições:
World Premeire – FIDMarseille 2014
RIDM 2014
Festival do Rio 2014
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

EQUIPE
Direção: Maíra Bühler e Matias Mariani
Roteiro: Matias Mariani e Maíra Bühler
Montagem: Luisa Marques
Produção: Matias Mariani
Produção Executiva: Luis Dreyfuss e Marília Alvarez Melo
Dir.Fotografia: Pedro Eliezer e Basil Shadid
Som direto: Juliano Zoppi, Matt Sheldon, Nikolas Drankoski, Brett Mcdonald
Edição de Som/Mixagem: Beto Ferraz

Sobre a Primo Filmes: A Primo Filmes é uma produtora independente atuante no mercado audiovisual desde 2006. Para desenvolver conteúdos, sejam eles direcionados à TV ou ao cinema, a produtora prioriza a linguagem e a qualidade cinematográficas. Os resultados são obras em diversos formatos  e propostas – ficções, documentários e séries – produzidos a partir de critérios artísticos que influenciam estética e narrativa marcantes.

A estreia da produtora aconteceu com “O Cheiro do Ralo” (2006), filme de Heitor Dhalia com Selton Mello no papel principal, e com o documentário “Fabricando Tom Zé” (2006), de Décio Matos Jr. Para a TV, destaca-se o projeto “Que Monstro Te Mordeu?”, criado por Cao Hamburguer e com estreia na TV Cultura em novembro de 2014.

Premiada nos principais festivais brasileiros de cinema, a Primo Filmes recebeu recentemente o Kikito de melhor longa-metragem concedido a "A Estrada 47", na edição 2014 do Festival de Gramado.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.