Cada vez mais a arte faz parte da vida das pessoas e entre as tantas formas que ela se apresenta está o cinema, a música, a dança, o teatro e, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, são as esculturas que ganham cada vez mais espaço e atenção da comunidade, dos turistas e dos amantes do assunto.
Realizado pelo Instituto Tarcísio Michelon, a terceira edição do Simpósio Internacional de Escultores acontece de 24 de outubro a 9 de novembro, na Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS). Durante 17 dias, os renomados escultores Jorge De Santiago (México), Kemal Tufan (Turquia), Michail Vouzounerakis (Grécia), Pablo Yactayo (Peru), Petre Petrov (Bulgária), Remigio Davila (Espanha), Sestilio Burattini (Itália), Tzeitel Henrnández (Costa Rica), Yoshin Ogata (Japão) e Márcia de Bernardo (Brasil), estarão expressando suas emoções, história e cultura em blocos de pedra basalto, pedra típica da região, que pesam mais de uma tonelada.
A visitação será gratuita e aberta ao público diariamente das 9h às 12h e das 14h às 17h, possibilitando à comunidade e turistas interagir com os artistas e conhecer cada uma das obras, além de trocar experiências, conhecimentos e técnicas com diferentes culturas. Ao término do evento, os trabalhos serão deslocados para o Parque de Esculturas, localizado no roteiro turístico "Caminhos de Pedra", juntamente com as outras 20 obras das edições anteriores.
Reconhecido pelos relevantes trabalhos em prol do desenvolvimento do turismo no Estado, Tarcísio Michelon, realizador do evento, quer transformar Bento Gonçalves em uma cidade referência quando se fala em esculturas. “Assim como o Inhotim, em Minas Gerais, o Parque de Esculturas será uma referência no turismo cultural mundial. O Simpósio é realizado durante 17 dias, mas o seu legado poderá ser apreciado durante todos os dias do ano e por muitas gerações em um espaço totalmente preparado para quem quer viver intensamente a arte”, afirma Tarcísio.
Para o curador desta edição, o renomado escultor costarriquenho, Aquiles Jiménez, este é um trabalho muito importante que se inicia no Brasil e que no futuro terá grandes dimensões dentro do movimento internacional de escultura. Já para Armindo Trevisan, doutor em Filosofia e Professor de História da Arte/UFRS, o que mais chamou a atenção foi a qualidade das obras e o currículo dos escultores que participam do evento. “Os artistas que estão presentes no Simpósio são personalidades reconhecidas em suas nações e também em diversos países. Com certeza uma oportunidade que deve ser aproveitada por todos”, afirma Trevisan.
Parque de Esculturas
O Parque de Esculturas está sendo criado no roteiro de turismo cultural “Caminhos de Pedra”, ao lado do Parque da Ovelha, em Bento Gonçalves, em uma extensa área rodeada de araucárias. Quem visitar o espaço, além de apreciar as obras desenvolvidas durante as edições do Simpósio e ter contato com a natureza exuberante, poderá ser surpreendido por rebanhos de ovelhas que circulam livremente pelo Parque.
Acompanhando o mundo moderno, o parque também terá uma área interativa onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história de cada escultor e o processo de produção das obras em exposição. Cada obra foi minuciosamente registrada desde a escolha do bloco de basalto até a sua construção e está sendo transformada num documentário chamado “Domadores de Pedra”.
O local contará também com espaço para promover encontros com artistas, seminários e oficinas em diversos segmentos das artes plásticas, bem como, uma biblioteca especializada em livros sobre arte. Mesmo em fase de construção, em 2013, o Parque das Esculturas já conquistou o primeiro "Prêmio Inovação do Turismo RS", promovido pela Secretaria do Turismo. A iniciativa mobilizou diversas regiões do Estado e englobou sete categorias sendo o Parque de Esculturas selecionado na categoria ‘Melhores práticas em estruturação de produto’. A premiação buscou prestar uma homenagem aos projetos inovadores identificados pela Setur ao longo do programa "RS Mais Turismo".
O III Simpósio Internacional de Escultores em Bento Gonçalves foi viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura - Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul com patrocínio de Intral, Zen, Dellano, Imobras, Piva e Concresul. Conta também com o apoio da Saltur Turismo, Rede de Hotéis Dall’Onder e Caminhos de Pedra. A realização é do Instituto Tarcisio Michelon.
Serviço:
O que: III Simpósio Internacional de Escultores em Bento Gonçalves
Quando: 24 de outubro a 9 de novembro de 2014
Local: Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481, Bento Gonçalves/RS)
Horário de Visitação: Diariamente das 09h às 12h e das 14h às 17h
Entrada Gratuita
Outras informações: www.simposioescultoresbentogoncalves.com.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.