terça-feira, 28 de outubro de 2014

.: "E Se?" - Respostas científicas para perguntas absurdas

Garoto prodígio da nasa, Randall Munroe tornou-se conhecido com a icônica série em quadrinhos xkcd, que passou a publicar na internet em 2005. Desde então, milhões de pessoas visitam semanalmente o xkcd.com em busca de suas figuras desenhadas com palitinhos e seus comentários sobre ciência, tecnologia e amor.

Munroe não tem exatamente leitores, e sim um séquito de seguidores apaixonados. Mas os fãs do xkcd costumam fazer perguntas estranhas a Munroe. O que aconteceria se você rebatesse uma bola de beisebol a 90% da velocidade da luz? Qual a velocidade máxima permitida para passar de carro por uma lombada sem morrer? Se os robôs causassem o apocalipse, quanto tempo a humanidade duraria?

Em busca de atender a curiosidade de seus leitores, Munroe criou o também imensamente popular “E se?”, um blog destinado a resolver essas e outras grandes questões da humanidade.

Para encontrar as respostas, Munroe cria complexas simulações computadorizadas, lê dezenas de memorandos do exército, resolve equações diferenciais e consulta operadores de usinas nucleares. Suas respostas são uma obra-prima da clareza e do humor. Em geral elas terminam com a aniquilação da humanidade, ou pelo menos numa grande explosão.

Nas listas dos mais vendidos mesmo antes de ser publicado, “E Se? - Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas” traz questões nunca antes respondidas, além de versões expandidas e atualizadas das perguntas mais populares do blog. Publicado pela Companhia das Letras, o livro é um guia dos curiosos para os tempos de internet, feito por uma das maiores personalidades da era digital. Leitura obrigatória não só para os fãs do xkcd, mas para todos que já se viram considerando hipóteses absurdas e descabidas. Randall Munroe está ao seu lado.

PERGUNTA - Às vezes, vou à aula de bicicleta. No inverno é chato pedalar, por causa do frio. A que velocidade eu teria que pedalar para minha pele se aquecer como uma nave espacial que ganha calor na reentrada? — David Nai
RESPOSTA - As espaçonaves em reentrada atmosférica aquecem porque comprimem o ar à sua frente (e não devido à fricção com o ar, como costuma-se acreditar). Para aumentar a temperatura da camada de ar diante de seu corpo em 20oC (o suficiente para ir de congelante à temperatura interna de sua casa), você precisaria pedalar a 200 m/s. Os veículos com movimento humano mais rápidos ao nível do mar são bicicletas reclinadas dentro de cápsulas aerodinâmicas, que possuem um limite de velocidade máxima próximo dos 40 m/s — a velocidade na qual o ser humano consegue gerar impulso o bastante para equilibrar a força de arrasto do ar. Já que o arrasto aumenta conforme o quadrado da velocidade, seria difícil ultrapassar esse limite. Pedalar a 200 m/s exigiria pelo menos 25 vezes a potência necessária para fazer 40 m/s. Com essa velocidade, você nem precisa se preocupar com o aquecimento do ar - um cálculo rapidinho já mostra que, se seu corpo fizesse tanto esforço, sua temperatura central chegaria a níveis fatais em questão de segundos.

PERGUNTA - Quanto espaço físico a internet ocupa?
— Max L.
RESPOSTA - Existem várias maneiras de estimar a quantidade de informação armazenada na internet, mas podemos por um limite superior convincente no cálculo só de ver quanto espaço de armazenagem nós (como espécie) já compramos. A indústria de armazenagem produz cerca de 650 milhões de discos rígidos por ano. Se a maioria deles corresponde a discos de 3,5 polegadas, isso dá 8 litros de hds por segundo. Ou seja, com os últimos anos de produção de discos rígidos — o que, graças ao tamanho crescente, representa a maior parte da capacidade de armazenamento global — daria para encher mais ou menos um petroleiro. Portanto, de acordo com essa medida, a internet é menor que um petroleiro.

Sobre o autor
Randall Munroe nasceu nos Estados Unidos em 1984. Depois de estudar física na Christopher Newport University, ele foi contratado pela Nasa para construir robôs. Em 2006, abandonou o emprego para se dedicar exclusivamente ao xkcd, um dos sites mais populares da internet. Munroe mora hoje em Massachusetts.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.