sexta-feira, 3 de outubro de 2014

.: Circuito Cultural Paulista: Temporada com atrações gratuitas

Neste bimestre, o público poderá prestigiar espetáculos de circo, dança, infantil, teatro e música.Todos com entrada franca.


O Circuito Cultural Paulista, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com 105 prefeituras do interior e litoral, promoveu ao longo do ano 836 atividades culturais gratuitas. Para o último bimestre, o circuito apresenta uma programação especial, voltada para públicos de todas as idades. Entre os destaques estão o show “100 Anos de Caymmi”, com a cantora Anna Selton, que homenageia o centenário do compositor, e as companhias de teatro internacionais “Princípio Ativo” (Itália) com “Bicicleta Vermelha”, vencedor de duas categorias do Prêmio Eolo Awards de 2013 e “Cia. Complot” (Uruguai) em “Algo de Ricardo”, do consagrado dramaturgo Gabriel Calderón. 

Anna Selton apresenta “100 Anos de Caymmi”, em homenagem ao centenário de um dos maiores compositores da música popular brasileira. A cantora, que também toca violão, estará acompanhada da banda formada por Eduardo Sangirardi (piano), Fi Maróstica (baixo) e Cléber Almeida (bateria), e apresentará novos arranjos e leituras para canções clássicas de Caymmi. Compositor de muitos sucessos, Dorival cantou não só a Bahia, seus personagens e lugares, mas o Brasil das décadas de 1940, 1950 e 1960, e ajudou a construir, com a sua música e poesia, uma imagem do país por meio do rico e representativo universo poético da sua obra. No repertório músicas como “O Bem do Mar”, “É Doce Morrer no Mar”, “Maracangalha” e “Que É Que a Bahiana Tem?”. Os shows acontecem em Promissão (16/10), Valparaíso (17/10) Regente Feijó (18/10), Agudos (21/11), Jaúde (22/11) e Bariri (23/11). 

Uma das surpresas desse bimestre é a participação da companhia italiana Princípio Ativo, que apresenta o espetáculo teatral “Bicicleta Vermelha”. O roteiro é baseado na narrativa da personagem Marta, que, ao folhear um álbum de fotos, conta as aventuras excêntricas e heroicas de sua família. Eles trabalham colocando brinquedos em ovos de chocolate sob o poder de Bankomat – o vilão – dono da casa, da fábrica de ovos de chocolate e proprietário das estrelas e da lua. A força dessa família reside na sua capacidade de transformar um instrumento de aflição e opressão em um meio de libertação, tudo graças a Pino, irmão de Marta, que, quase por acaso, vai encontrar uma maneira de restaurar a dignidade dos familiares. O espetáculo foi vencedor do Prêmio Eolo Awards de 2013 nas categorias “Melhor Dramaturgia” (Diana Valentina) e “Melhor Direção” (Giuseppe Semeraro). A turnê passa pelas cidades de Barretos (09/10), Monte Alto (10/10), Orlândia (11/10), São José do Rio Pardo (12/10), Pindamonhangaba (15/10) e São Sebastião (16/10). 

A Cia. Complot, do Uruguai, apresenta “Algo de Ricardo” – uma obra do dramaturgo Gabriel Calderón inspirada no texto Ricardo III, de William Shakespeare –, dirigido por Mariana Percovich. A versão fala dos mecanismos do poder contemporâneo, relações do ator com o espectador e do teatro com seu público. O famoso personagem de Shakespeare encontra muitos obstáculos para atingir suas metas. A classificação etária é de 14 anos. O espetáculo percorre as cidades de Espírito Santo do Pinhal (23/11), Lençóis Paulista (26/11), Garça (27/11), Lins (28/11), Buritama (29.11) e Catanduva (30/11). 

O público infantil poderá conferir a apresentação circense “Concerto em Ri Maior”, da Cia. dos Palhaços. A comédia musical, que surgiu em 2005 a partir de jogos de improvisação de palhaço com a música, traz o maestro e palhaço Wilson Chevchenco em um concerto baseado em sua origem russa e conta com a ajuda de Sarrafo, seu fiel amigo, para executar as obras de sua família e ser compreendido pela plateia, já que não fala o idioma português. O concerto conta ainda com um coral, que é integrado pelo público. A interação dos espectadores é essencial para o andamento do espetáculo e são utilizados vários instrumentos como violão, acordeom, gaita, castanholas e harmônica. A atração estará nas cidades de Jaguariúna (01/11), Diadema (02/11), Matão (27/11), Ibitinga (28/11), Sertãozinho (29/11) e Vargem Grande do Sul (30/11). 

Já o espetáculo de dança “Íntimo”, da Cia. Pavilhão D mescla as linguagens do ballet clássico e da dança contemporânea, trazendo à cena o que a dança gera intimamente no indivíduo e sua capacidade de transformação. Com classificação livre, as apresentações acontecem em Cubatão (10/10), Limeira (11/10), Americana (24/10), Suzano (12/11), Itanhaém (14/11), Ribeirão Pires (15/11). 

O Circuito Cultural Paulista é promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras envolvidas. A execução é realizada pela organização social de cultura Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA). A curadoria é de Valmir Santos (teatro), Alexandra Itacarambi (dança), Dib Carneiro (infantil), Marina Guzzo (circo) e Pena Schmidt (música). A distribuição de ingressos para os espetáculos do programa é responsabilidade das prefeituras dos municípios participantes. A programação completa está disponível no site www.apaacultural.org.br. 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.