terça-feira, 30 de setembro de 2014

.: Tudo sobre as webséries do Planeta Sonho: Photonovelas

O blog Planeta Sonho: Photonovelas (www.photonovelas.blogspot.com), começou quando a colecionadora de bonecas, Mary Ellen Miranda, também professora, teve a ideia de mesclar a vontade de ter um projeto pedagógico que incentivasse a leitura com os roteiros de seu marido, o jornalista Helder Miranda, até então engavetados. 

O objetivo inicial foi implementar na sala de aula uma maneira interessante de fazer com que os alunos se interessassem por leitura”, explica a professora de produção textual e língua portuguesa. Mas o projeto acabou não indo para a sala de aula, pois a adaptação escolhida, com fotografia de bonecos representando os personagens e diálogos no formato de história em quadrinhos, foi o folhetim de Nelson Rodrigues, sob o pseudônimo de Susana Flag, "Escravas do Amor" que, escrito na década de 40, lembra a ingenuidade dos anos dourados.

O sucesso do blog, estrelado por brinquedos, foi proporcional ao lado inusitado da iniciativa: conquistou colecionadores e uma legião de fãs, entre colecionadores adultos e, até, crianças. Recentemente, também na internet, "Escravas do Amor" ganhou o remake "Esclavas de Amor", produzido por uma leitora da República Dominicana.

Outra criação livremente inspirada em uma obra de grande sucesso, foi "Hilda Furacão" - romance de Roberto Drummond adaptado por Glória Perez em 1998, em formato de minissérie para a TV Globo. Glória Perez, quando estava no ar como a autora de "Salve Jorge", soube da iniciativa e ajudou a divulgar, em seu próprio Twitter. No blog, houve até um reallity-show "O Cruzeiro", que se passava no “Cruzeiro da Barbie”, que contou com a participação popular.
  
"Queremos nos comunicar com todos os públicos, por isso em nossas histórias não há apelação. Nem por isso, somos didáticos demais ou tratamos o internauta como criança, só porque as estrelas são os brinquedos", diz Mary Ellen. Cabe à ela fotografar, editar os roteiros, inserir os diálogos, e lidar com os bonecos que, embora não tenham o ego dos astros de carne e osso, às vezes insistem em cair, do alto de seus pedestais, durante uma sessão de fotos. 

Por conta da trabalheira que dá, cada capítulo fica pronto em, mais ou menos, uma semana. "Furacão", a adaptação livre do romance de Roberto Drummond, foi uma homenagem ao escritor e também à novelista Glória Perez. Mas há licenças da liberdade criativa, como a beata Benta que, apesar de aparentar ser um exemplo de castidade, de Santa não tem nada. Donatella Fisherburg, a boneca que dá vida à Hilda Muller, é um modelo comemorativo aos 50 anos da boneca Barbie, em corpo articulado.

Atualmente, exibe o seriado "De repente!", com texto original de Mary Ellen Miranda, com destaque para o segundo capítulo que fez uma homenagem ao filme de Alfred Hitcook, "Janela Indiscreta". A narrativa da websérie apresenta a força da amizade entre Angélica, Becky, Celeste, Donnatela, Ellen e Jerrica. Apesar da união, o sexteto de amigas guarda um grande segredo. Becky, agora, vive em uma cadeira de rodas, após cinco anos em coma. Contudo, encontra um mundo completamente diferente. Ela, que era uma promissora estrela do rock, vê a amiga, Jerrica, alcançar fama e sucesso empresariando outra estrela: Jem.

Siga a página do grupo no Facebook: https://www.facebook.com/Photonovelas?ref=bookmarks


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.