segunda-feira, 1 de setembro de 2014

.: Bienal do Livro de São Paulo 2014 leva 720 mil ao Pavilhão do Anhembi

23ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), foi encerrada no último domingo, 31 de agosto. Em 2014, o evento contou com a parceria do Sesc São Paulo que, estendeu-se à curadoria da programação cultural do evento. 

Foram nove espaços, com cerca de 400 atividades, ultrapassando 1500 horas de programação cultural e um público de mais de 400 mil pessoas, ou seja, mais de 50% do total de  visitantes passaram pelos espaços culturais, que contou com apresentações de música, teatro, dança, circo, cinema, quadrinhos e debates com grandes nomes da literatura e personalidades.

Além de conferir as principais editoras, livrarias, distribuidoras e sessões de autógrafos, o visitante foi o grande protagonista da experiência que a Bienal Internacional do Livro proporcionou nesta edição sob o tema “Diversão, Cultura e Interatividade: Tudo Junto e Misturado”. 

O evento contou com a presença de autores e convidados nacionais e internacionais, destaque para Cassandra Clare, da saga “Instrumentos Mortais”, que atraiu uma legião de fãs ao Pavilhão do Anhembi, seguido de Kiera Cass, de “A Seleção”, Harlan Coben, premiado autor norte-americano, o veterano Maurício de Souza, celebrando os 50 anos de Turma da Mônica, e a cantora Zélia Duncan, como a “Amazona” na série de apresentações chamadas de “Arquétipos” – fechando as cinco atrações mais procuradas da programação cultural oficial da Bienal.

Segundo Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro, o evento permite infinitas possibilidades e experimentações. “Durante a Bienal do Livro, a cultura e, especialmente a literatura, permitiu a reunião de todas as idades, tribos e faixas sociais e econômicas, todos juntos e misturados, nessa grande celebração do livro e do prazer pela leitura”, destaca a executiva.


Em 10 dias de evento, a Bienal do Livro reuniu 720 mil pessoas que conferiram os nove espaços do panorama cultural do evento: "Arena Cultural", "Cozinhando com Palavras", "Escola do Livro", "Espaço Imaginário", "Salão de Ideias", "BiblioSesc" com "Praça da Palavra" e a "Praça de Histórias", "Anfiteatro" e "Edições Sesc".

“Nesta edição, o Sesc São Paulo consolidou sua parceria com a CBL ao assumir o compromisso de realizar uma programação cultural com a proposta de acolhimento e oferta de atividades que ampliam a experiência do visitante, e para isto, tomamos o livro como ponto de partida e suporte para diversas linguagens artísticas”, afirma Danilo Santos de Miranda, Diretor do Departamento Regional do Sesc no Estado de São Paulo.

No último sábado, 30 de agosto, a Bienal recebeu 14% do total de visitantes, equivalente a 18% a mais em relação ao sábado anterior, 23. Neste último final de semana de evento foram 180 mil pessoas no Anhembi – 20% a mais em relação ao final de semana de abertura, sem contabilizar domingo, 31. Os horários de pico foram a primeira hora de abertura do dia 23, dia do fenômeno Cassandra Clare, e dia 30, das 14h às 17h.

Com investimento de R$ 34 milhões, esta edição alcançou uma média de 30% a 40% mais movimentação de negócios do que a última edição da Bienal. Do total de ingressos, 40% foram meia-entrada, 30% de escolas, 14% de entradas inteiras, 6% foram convidados da organização do evento (autores e personalidades), 3% de menores de 12 anos e  maiores de 60 anos.

“A Bienal do Livro cumpre mais uma vez o papel de protagonizar o livro como o grande personagem da cultura e reforça mais uma vez que o evento trouxe oportunidades para a geração de novos negócios, crescimento de vendas para as editoras, capacitação profissional, discussões sobre momentos importantes da literatura no país, e principalmente, o contato do fã com seu autor favorito”, finaliza Karine Pansa.

23ª Bienal Internacional do Livro De São Paulo em Números


  • 1500 horas de programação
  • Expositores: 300, sendo 750 selos, sendo 70 com países representados: França, Índia, China, Alemanha, Suíça, Canadá, Japão e Angola.
  • Mais de 400 atrações
  • 186 autores nacionais
  • 22 autores internacionais
  • Nove espaços culturais
  • "Cozinhando com Palavras": 39 apresentações e 45 convidados
  • "Arena Cultural": 32 mesas e 32 convidados (25 nacionais e 7 internacionais)
  • "Escola do Livro": 41 mesas e 49 convidados (45 nacionais e 4 internacionais)
  • "Salão de Ideias": 34 mesas e 121 convidados (111 nacionais e 15 internacionais)
  • "Anfiteatro": Capacidade para 163 pessoas, mais 3 lugares para cadeirantes, o local traz 44 espetáculos de teatro, música, dança, circo e cinema
  • "Espaço Imaginário" e "Mirante": 21 árvores temáticas; 100 atividades programadas; 650 metros quadrados
  • "Praça da Palavra" e "Praça de Histórias" - "Bibliosesc": cerca de 70 atrações
  • "Edições Sesc": 31 atrações
  • Transporte: 40 ônibus gratuitos dos terminais Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda
  • Carpete: 32 km
  • Grades: 2 mil
  • Caçambas: 150
  • Caminhões: 934
  • Serviços: 5.696 pessoas envolvidas
  • Credenciamento de imprensa e blogs: 1367 jornalistas e 462 blogueiros credenciados
  • Visitação escolar: 120 mil alunos, 2 mil escolas


Levantamento das Redes Sociais na Bienal do Livro

(Facebook, Twitter e Instagram e Blog)
Alcance, de 22 a 31 de agosto: Facebook oficial – cerca de 2 milhões – 613 mil são orgânicos | mais de 25 mil novos fãs
Blog: 36 mil visualizações
Alcance Twitter: 64,5 milhões
10.500 pessoas utilizaram a hashtag #bienaldolivrosp no Instagram


Blog: http://blog.bienaldolivrosp.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/Bienaldolivrosp?fref=ts
Twitter e Instagram: @bienaldolivrosp

Patrocinadores 
ALELO (Vale-Cultura), BNDES, Sebrae, Correios, SAMSUNG. Patrocinador de e-commerce: SUBMARINO.  Apoio Cultural: Itau Cultural e Lojas Americanas. Gráfica oficial: Arvato. Apoio: Jundu e International Paper.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.