sexta-feira, 15 de agosto de 2014

.: Quinhentos Gramas de Vida: A Luta dos Bebês Prematuros

A cada 100 nascimentos no Brasil, 11 são partos prematuros. 11. A prematuridade é a mais letal das condições para mortes no primeiro ano de vida. Cerca de 8% dos bebês nascem com menos de dois quilos, segundo dados do Ministério da Saúde. Por trás desses números há dramas de pais e mães que lutam pela sobrevivência de alguém que recém acabou de nascer, como Charles e Thais, que ouviram estas palavras de um médico, referindo-se ao filho logo após o parto: “Se ele sobreviver, o que é muito difícil, ele vai ser cego. Com a sequela cerebral que ele pode ficar, ser cego nem vai ser um problema muito grande. Mas isso se ele sobreviver.”

Thais teve Rodrigo com apenas 24 semanas de gestação, o limite da prematuridade. A história deles e de outras oito famílias está no livro-reportagem "Quinhentos Gramas de Vida: A Luta dos Bebês Prematuros Pela Sobrevivência", escrito pela jornalista Thais Lazzeri e publicado pela editora Belas-Letras.

Apesar de o assunto ser pouquíssimo abordado pela mídia, o Brasil está em décima posição no ranking mundial sobre número de prematuridade. Os prematuros extremos, que são o tema do livro – aqueles bebês que nascem, em média, com um peso menor ainda, quinhentos gramas ou até menos. Eles podem ser considerados alguns dos menores bebês do Brasil.

A autora trabalhou por quase oito anos na revista Crescer, publicação da editora Globo. Hoje é repórter da revista Época, mas diz que somente com esse livro teve a oportunidade de “desnudar como o nascimento de uma criança em condições tão desfavoráveis é capaz de transformar a visão de mundo”.

Grávida e prestes a dar à luz sua primeira filha – Catarina – juntamente com a vinda do livro, Thais convida todos a se emocionarem por essas 136 páginas, e compartilharem um pouco da realidade vivenciada por todas essas pessoas. Não só das nove histórias retratadas, mas o drama de quinze milhões espalhadas pelos cinco continentes.

Sobre a autora
Thais Lazzeri é repórter da editoria de Vida da revista Época. Trabalhou durante sete anos na Revista Crescer, da Editora Globo, como repórter e editora-assistente de Gravidez, Saúde e Nutrição. Também escreveu para a revista Nova e para a Folha de S. Paulo.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.