segunda-feira, 25 de agosto de 2014

.: Programe-se para a Bienal e curta tudo o que o Sesc São Paulo oferece

A 23ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece até o dia 31 de agosto, em São Paulo, tem a curadoria do Sesc São Paulo. O estande da editora será palco de atrações musicais, contação de histórias, intervenções poéticas e literárias, debates e lançamentos de livros. Entre os convidados, estão: Débora Ferraz, uma das vencedoras do Prêmio Sesc de Literatura 2014, Marcelo Nova e Drake Nova, a dupla de palhaços participantes de espetáculo infantil e Daniel Viana.

O estande que é um palco também terá intervenções musicais, intervenções poéticas e literárias, além de palestras, bate-papos e mediações realizadas em parceria com a ONG ‘Mais Diferenças’, especializada em inclusão social, e com a artista plástica Chris Mazzotta. Grande parte da programação é aberta ao público, dispensando inscrição prévia (confira programação abaixo).

Nesta edição da Bienal do Livro, o Sesc São Paulo, curador da programação cultural do evento, oferece seis espaços para maior envolvimento do público: Salão de Ideias, Anfiteatro, BiblioSesc Praça de Histórias, BiblioSesc Praça da Palavra e Espaço Imaginário, além do estande das Edições Sesc São Paulo, cuja produção tem se destacado pela publicação de obras em diversas áreas do conhecimento, com ênfase em artes e ciências humanas. A ação é fruto de uma parceria consolidada com a Câmara Brasileira do Livro, realizadora do evento.

Para dar mais liberdade ao leitor, no estande da editora, é possível consultar alguns aplicativos relacionados às publicações das Edições Sesc. Para a obra "A História dos Caxinauás por eles mesmos" foi desenvolvido um terminal com informações, fotos e material de áudio sobre o povo Caxinauá. O livro "Geraldo de Barros: Isso" ganhou um aplicativo onde o usuário pode conhecer a trajetória do artista, conferir suas obras e criar uma releitura de uma delas. E para os pequenos, o tablet do livro "Quer jogar?" será utilizado como um tabuleiro de chung toi, um jogo da velha mais incrementado.

Anote na agenda e programe-se!

Estande das Edições Sesc São Paulo na 23ª Bienal Internacional do Livro Onde: K500, Alameda K.
Data: 22 a 31 de agosto de 2014, de segunda a sexta, das 9h às 22h / Sábado e domingo, 10h às 22h (dia 31, somente até às 21h).
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – SP/SP www.bienaldolivrosp.com.br

ESTANDE DAS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO: PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Contação de Histórias
As Mil e Uma Noites: o grupo Teatro de Senhoritas conta diversas histórias do clássico da literatura árabe, “As Mil e Uma Noites”. Formado pelas atrizes, pesquisadores e produtoras Débora Zamarioli, Isis Madi e Sandra Pestana, e contando com a colaboração do músico Renato Garcia, o grupo tenta unir e criar uma metodologia de trabalho própria, baseada em estudos sobre técnicas narrativas, educação do movimento, figurinos e colagem.
27 e 31/8, às 14h. Vagas limitadas.

Intervenção Literária
Octávio Paz em Verso e Música: homenagem ao centenário de nascimento do poeta e escritor mexicano Octávio Paz (1914-1998), sua vida e obra serão apresentadas em verso e música. Com a participação dos poetas Frederico Barbosa e Fernanda de Almeida Prado e dos músicos Alexandre Mello e Gabriel de Almeida Prado.
26/8, terça, às 20h. Vagas limitadas.

Mediação
*Inscrições no local, a partir das 10h. Vagas limitadas.
Experimentando com Isaac Julien e a Geração 00: a artista plástica Chris Mazzotta, especializada em trabalhos de inclusão social, convida o público a vivenciar, por outros meios e formas, o universo do artista inglês Isaac Julien e dos fotógrafos da chamada Geração 00.
27/8, quarta, às 16h.
29/8, sexta, às 16h.

Intervenção Poética/Literária
Quer Jogar?: os palhaços Fritz (Dênis Goyos) e Pelanca (Álvaro Lages) convidam o público a experimentar diferentes jogos e a brincar na Oficina “Brincar Com as Mãos e Com a Imaginação”, de Adriana Klisys. A atividade é inspirada no livro desta autora, “Quer Jogar?”, publicado pelas Edições Sesc São Paulo. Inscrições no local, com 30 minutos de antecedência.
27/8, quarta, às 18h.

Intervenção Poética/Literária
Tertúlia – Algumas Histórias das Mil e Uma Noites: leitura de passagens ilustrativas da publicação “Livro das Mil e Uma Noites”, com Fabiana Rubira, e conversa com Mamede Jarouche, tradutor da obra no Brasil e professor da USP.
27/8, quarta, às 20h.

Intervenção Poética/Literária
Palhaçaria Poética: o palhaço Ézio Magalhães apresenta alguns números circenses tradicionais, convidando o público a entrar num picadeiro imaginário.
28/8, quinta, às 16h. 30/08, sábado, às 14h.

Prêmio Sesc de Literatura
O Outro no Extremo: em tempos de tensão nas relações pessoais, dois livros vencedores do Prêmio Sesc de Literatura apresentam diferentes matizes desses conflitos. No romance “Enquanto Deus Não Está Olhando”, da jovem pernambucana Débora Ferraz, um fluxo de pensamento conduz a difíceis relações entre pai e filha. Já no livro de contos “Parafilias”, do santista Alexandre Marques Rodrigues, a solidão e a busca do próximo permeiam suas histórias de vícios, obsessões e perversões. A mediação será de Henrique Rodrigues, assessor técnico de Literatura do Departamento Nacional do Sesc.
28/8, quinta, às 18h.

Mediação
*Inscrições no local, a partir das 10h. Vagas limitadas.
Mil e um Geraldos: experimentando outras possibilidades de fruição da obra artística, a ONG Mais Diferenças, especializada em trabalhos de inclusão social, convida o público a vivenciar o universo do artista plástico brasileiro Geraldo de Barros.
28/8, quinta, às 14h.

Encontros Poéticos
Marcelo Nova e Drake Nova: pai e filho. Marcelo Nova é ex-vocalista do Camisa de Vênus. Seu filho, Drake, é guitarrista. Ambos parceiros na música e na vida. É sobre essa parceira que eles conversam com José Carlos Ferrigno, autor dos livros “Coeducação entre Gerações” e “Conflito e Cooperação entre Gerações”.
28/8, quinta, às 20h. Vagas limitadas.

Intervenção Poética/Literária
Radionovela: A Era do Rádio: para lembrar os áureos tempos da Era do Rádio no Brasil, em que as novelas faziam grande sucesso com os ouvintes, o grupo Osnáuticos apresenta uma radionovela. Como se estivessem num estúdio, os atores simulam a gravação de um folhetim.
29/8, sexta, às 14h.

Intervenção Poética/Literária
Palhaçaria no Mundo dos Palhaços: o excêntrico palhaço Thiago Sales convida o público a experimentar instantes mágicos, cômicos e inusitadamente musicais.
29/8, sexta, às 18h. 31/08, domingo, às 18h.

Intervenção Sonora
Jazz – História e Música: o universo do jazz, em teoria e prática, com os músicos Arismar do Espírito Santo e Leia Freire e com o crítico Carlos Calado, autor de dois ensaios de O livro do Jazz – de Nova Orleans ao século XXI, lançamento das Edições Sesc São Paulo.
29/8, sexta, às 20h. Vagas limitadas.

Intervenção Literária
Universo Feminino: Histórias de Mulher: o fascinante universo feminino na literatura é apresentado por Joana e Jean Garfunkel. Na apresentação lítero-musical, as mulheres na obra de Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Marina Colasanti e Adélia Prado têm como contraponto músicas de Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Joyce e Caetano Veloso.

30/8, sábado, às 16h. Vagas limitadas.
Intervenção Poética/Literária
Correio do Tempo, Cartas de Gabriel Garcia Márquez: os atores-poetas Mônica Raphael e Aro Ribeiro, do grupo Theatro do Tempo, trajados como carteiros antigos, levam cartas e mensagens poéticas ao público, com trechos da obra do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez.
30/8, sábado, às 18h.

Intervenção Sonora
Pixinguinha – Sopros, Notas e Composições: vida e obra do compositor Pixinguinha, apresentada pelo músico Carlos Malta e pela compositora e arranjadora musical, Beatriz Paes Leme.
30/8, sábado, às 20h. Vagas limitadas.

Intervenção Literária
O Bruxo do Cosme Velho: com canções de época e alguns poemas musicados do velho bruxo do Cosme Velho, como Machado de Assis era conhecido, Jean e Joana Garfunkel apresentam os contos machadianos História Comum e Ideias de Canário, além de capítulos de Dom Casmurro e de Memórias Póstumas de Brás Cubas.
31/8, domingo, às 16h. Vagas Limitadas.

SESC SÃO PAULO NA 23ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO: O Sesc São Paulo é responsável pela programação cultural de seis espaços na Bienal do Livro, trazendo ao evento cerca de 300 atividades culturais: o Salão de Idéias, que propõe debates sobre temas atuais, de relevância social e cultural; o Anfiteatro, espaço que abrigará espetáculos de Teatro, Música, Circo, Dança e Cinema, em diálogo com obras e autores da literatura; o Espaço Imaginário que, voltado para jovens e crianças, propõe uma Floresta de Narrativas, com passeios que visitam livros, appbooks, histórias em áudio e vídeo, ilustrações, jogos e quadrinhos; a Praça da Palavra e a Praça de Histórias, espaços onde o público encontra a BiblioSesc, biblioteca itinerante que conta com mais de 15 mil livros disponíveis para leitura local. As atividades incluem de mediação de leitura a saraus, dispondo também de estações de acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão; o Estande das Edições Sesc SP, trazendo ao público diferentes experiências e possibilidades de leitura e fruição do livro, lançamentos e obras do catálogo da Editora.
Para saber mais, acesse: www.bienaldolivrosp.com.br
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.