Seja para desempenhar um bom papel nos estudos, trabalho ou mesmo criar uma família, é cada vez mais comum ouvirmos falar sobre a importância da “qualidade de vida”. Para saber a opinião dos jovens de todo o país sobre em qual espaço é melhor se estabelecer e desenvolver sua carreira, o Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube, perguntou: "Onde é melhor para se viver?" Quase sete mil estudantes, com idade entre 15 e 26 anos, participaram da pesquisa e apontaram suas preferências.
Em último lugar, a calmaria não parece agradar mais uma parte da juventude. A opção “No interior, longe do caos das grandes cidades”, obteve apenas 12% dos votos (804). Logo em seguida, as regiões metropolitanas menos movimentadas também surgem com baixo número de adeptos. “Próximo das grandes capitais, mas ainda com tranquilidade e menos problemas” foi escolhida por 19% (1.273). Para o analista de treinamento e desenvolvimento do Nube, Marcelo Cunha, o perfil mais agitado da faixa etária abrangida pela pergunta é o motivo da disparidade entre as opções da pesquisa. “Quando você é mais novo ou está no início da vida adulta, é natural querer proximidade com locais ricos em alternativas de trabalhos dinâmicos e entretenimento para as horas vagas”, afirma o especialista.
Na sequência, as chances maiores de emprego ou estágio nos centros maiores, despontam como objetivos fundamentais de muitos estudantes. Para 30% deles (2.069), a resposta sobre o melhor lugar para se viver foi: “Nas grandes cidades, pois há mais serviços, oportunidades e desafios”. Cunha destaca pontos opostos dessa linha de pensamento. “No atual mercado de trabalho, as metrópoles de fato possuem uma gama ampla de possibilidades corporativas. Entretanto, quem se mostrar com a preparação adequada e foco em seus ideais, poderá agarrar a vaga certa no interior e crescer na profissão com potencial igual ao daqueles mais urbanos.
Por fim, mas na “pole position”, a maioria dos jovens aparenta estar consciente sobre a sua missão de transformar o seu contexto geográfico, independentemente de qual seja, em um potencial espaço. Com 39% (2.703), “Qualquer lugar, você é responsável por torná-lo um bom ambiente” aparece na liderança isolada. “Vale alertar aos estudantes sobre a necessidade de se adaptarem a diferentes locais ao longo da vida, pois as grandes chances profissionais não escolhem endereço. Com essa visão, certamente chegarão longe”, conclui Cunha.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.