“Além da história, o curso buscará treinar o olhar do aluno para entender os códigos cinematográficos. Buscaremos ainda elucidar como funciona a realização de um filme, os papeis de cada profissional, as premiações e festivais e o que é a crítica cinematográfica”, explica André.
O curso é livre, e acontecerá sempre às segundas e quartas. Estão abertas matrículas para turmas da manhã, com aulas das 8h30 às 11h30, e da noite, 19h30 às 22h30. A primeira aula será no dia 10 de setembro, uma quarta-feira. Ao todo, o curso terá 25 encontros de três horas cada (incluindo intervalo de 10 minutos), indo até 8 de dezembro (levando-se em conta os feriados). As matrículas podem ser feitas à sede da escola Open House Idiomas, à Rua Minas Gerais, 85, no Boqueirão, de segunda a sexta, entre 15h e 20h. O telefone da escola é 3289-4660. Dúvidas sobre formas de pagamento e valores também podem ser tiradas nesse horário.
As aulas terão caráter demonstrativo e reflexivo. “Assistiremos juntos muitas cenas de filmes. Já, em casa, os alunos serão indicados a ver, na íntegra, filmes que vamos sugerir e que são importantes para a compreensão da história do cinema”, explica Azenha. “A ideia é que esse curso atenda uma demanda por um curso teórico, gostoso, que será indicado tanto para quem quer começar a se enveredar profissionalmente na área, jovens que pretendam ser críticos de cinema um dia, e até para pessoas que queiram gastar seu tempo livre conversando e aprendendo sobre cinema. Tudo dentro de uma sala aconchegante, devidamente decorada com pôsteres de clássicos e grandes artistas da sétima arte”, ressalta.
Sobre o Professor
André Azenha é jornalista, crítico de cinema, produtor cultural. Colunista no PortalG1 Santos, editor dos sites www.cinezen.net e www.santoscultural.net. Estudou roteiro na Escola de Cinema Digital de São Paulo e História do Cinema Mundial na Academia Internacional de Cinema. Trabalhou com o crítico de cinema Rubens Ewald Filho entre 2008 e 2009. Realizou 49 sessões do projeto Cine Comunidade desde agosto de 2013.
Ministrou e realiza oficinas de jornalismo cultural e crítica de cinema, a exemplo do Sesc (ciclo Documentários Comentados-2011 e Oficina Quadrinhos no Cinema-2012), Semana Ceciliana de Jornalismo (da Unisanta, em 2012 e 2013), Semana Literária do colégio Liceu Santista (2013), Unifesp (2011), etc. Em janeiro de 2014, realizou a primeira edição da Mostra Cine Brasil Cidadania, que consiste em exibições do cinema nacional contemporâneo seguidas de bate-papos com seus diretores. Idealizou a primeira edição do Nerd Cine Fest Santos, evento que ocorrerá de 2 a 9 de setembro.
Já teve textos publicados também nas revistas Brasileiros, Época São Paulo, sites, jornais e revistas do interior do estado, Recife, Rio de Janeiro e da capital, além de Santos. Tem três livros artesanais publicados, “Poesia a Quatro Mãos”, feito em parceria com a mãe, Regina, “Coletânea CINEZEN | Vol. 1” (Costelas Felinas), e “Meu Namoro com o Cinema” (Edições Caiçaras). Também trabalha como assessor de imprensa e produtor cultural. .
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.