sábado, 30 de agosto de 2014

.: Alunos da rede municipal formam a Imprensa Jovem na Bienal do Livro

Cerca de 500 alunos de 40 escolas da Rede Municipal de Ensino da capital estão trabalhando na cobertura dos 10 dias da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O escritor Pedro Bandeira, o cantor Emicida, os cartunistas Mauricio de Sousa e Ziraldo, foram alguns dos entrevistados.

O projeto Imprensa Jovem que participa do evento desde 2006, na época, com apenas cinco estudantes, tem, atualmente a adesão de aprendizes com deficiência auditiva da EMEBS (Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos) Lucie Brasy e os indígenas do CECI (Centro de Educação e Cultura Indígena) Jaraguá.

No evento, os estudantes tem à disposição um estúdio de rádio e uma pequena agência de notícias no estande da Secretaria Municipal de Educação. Os espaços servirão para a produção das reportagens, que estão sendo postadas diariamente no blog oficial da Imprensa Jovem  e também no Facebook . 

A Secretaria pretende levar 25 mil alunos e 14 mil professores, bibliotecários e demais educadores da Rede. Pela primeira vez, os estudantes da Rede Municipal receberão um voucher no valor de R$ 10,00 para a compra de livros. A Diretoria de Orientação Técnica – Sala e Espaço de Leitura selecionou 135 títulos das editoras expositoras que poderão ser adquiridos pelos alunos usando o vale-livro. 

A seleção levou em conta a relevância educativa dos títulos, adequação às novas regras ortográficas, a qualidade gráfica e editorial, a faixa etária dos alunos e a concepção pedagógica da Rede, considerando o Programa Mais Educação São Paulo.

A presença da Secretaria na 23ª Bienal do Livro faz parte do programa "Quem Lê Sabe Por Quê", de fortalecimento da leitura na Rede Municipal de Ensino da capital. A proposta do programa, implementado em 2013, é criar núcleos em todos os CEUs (Centros Educacionais Unificados) visando à formação de profissionais, das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino e ainda de jovens da comunidade para atuarem como mediadores de leitura. É uma contribuição para que São Paulo seja uma Cidade Leitora.

Imprensa Jovem: Desenvolvido desde 2005 na Rede Municipal de Ensino (RME), a agência de notícias é um projeto no qual o aluno é quem dá o recado, fazendo circular o conhecimento e a informação na escola e na comunidade. Consiste na organização de equipes de alunos repórteres, como são chamados os participantes do projeto. Eles discutem e criam pautas, realizam coberturas jornalísticas na escola, na comunidade e até em grandes eventos da cidade. As equipes são responsáveis pelo tratamento da informação e a veiculação dos conteúdos produzidos em diversas linguagens. Hoje são cerca de 100 equipes da Imprensa Jovem formado por alunos da RME.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.