sábado, 2 de junho de 2012

.: Resenha crítica de "Para Roma com Amor", de Woody Allen

Roma varrida para debaixo do tapete
Por: Helder Miranda
Em junho de 2012


Para Roma com Amor: Novo filme de Woody Allen mostra que a "ocasião faz o ladrão". Saiba mais!


“A ocasião faz o ladrão”, foi a primeira frase que escutei de um rapaz com sotaque forte enquanto me direcionava para a saída do Cine Roxy. Bancos confortáveis, boa projeção e, mais uma vez, um filme superestimado: "Para Roma, com Amor", a nova aposta de Woody Allen que segue a linha de homenagear cidades famosas, como o concorrente ao Oscar “Meia-noite em Paris”, uma total sessão da tarde que eu, particularmente, não entendo o motivo de ser tão cultuado. 

Assim como o filme rodado na capital da França, "Para Roma com Amor" começa muito bem. A ponto de me fazer pensar – novamente – que havia gostado de Woody Allen. Mas, do meio para o fim, o roteiro degringola de um jeito que só Woody Allen tem o dom. São quatro protagonistas que compõe o autorretrato do diretor e, neste caso, ator.

Há o Woody Allen da juventude (Jesse Eisenberg, de “A Rede Social”), que se confronta com o cético da atualidade (Alec Baldwin), o Woody casado que começa a esboçar os primeiros erros de seu casamento, o Woody que faz uma graça bobinha com a fama que no final admite não mais viver sem ela, e o Woody cínico, calejado pela vida, interpretado por ele mesmo, com a cobrança interna de descobrir novos talentos para satisfazer o próprio ego. 

Em comum, entre todos esses personagens, é o fato de que, assim como na vida real, não são absolutamente nada geniais. O segredo? Colocar uma “frase cabeça” em uma cena banal, ou metida a engraçadinha – confesso que não ri nenhuma vez – e envernizar a interpretação com a entonação de sarcasmo. As pessoas a-do-ram. Ou fingem que adoram, porque é Woody Allen. E, falar mal deste diretor, nos tempos de hoje, é uma heresia. 

Como o rapaz que saiu da sessão falando a frase “a ocasião faz o ladrão”, o filme bate na mesma tecla para comprovar a tese, mas cutuca, tão repetidamente, no tema da infidelidade que torna tudo muito enfadonho – menos a presença de Penélope Cruz na pele de uma carismática personagem que parece ter saído dos filmes de Federico Fellini.

Todos os personagens formam um mosaico de quem é Woody Allen. Até mesmo o detestável genro politicamente correto, uma resposta aos críticos de plantão do diretor. Não há inverossimilhança no homem que fica famoso da noite para o dia, mas há, muita, no rapaz que se casa virgem e cede aos encantos de uma desconhecida, mesmo que esta seja Penelope Cruz, na esposa virtuosa e perdida que perde a chance de fazer sexo com o seu ídolo e, na oportunidade, vai para a cama com o ladrão que, minutos antes, a assaltava. Ou ainda no sonhador que se apaixona pela garota errada – Ellen Page, que não é tão bonita quanto o enredo quer mostrar, num claro erro de escalação – mas “sabe” que a “coisa certa” é continuar com a namorada traída, “porque ela o ama de verdade”. 


Enfim, tudo uma patacoada só. O trailer é atrativo, mas não avance se você não gostar do estilo do diretor. E, no fim das contas, concluímos, eu e Mary Ellen, minha companheira de tantos anos, também de sala de cinema, que pode tudo na Roma de “a ocasião faz o ladrão”, desde que os erros, depois de cometidos, sejam varridos para debaixo do tapete. Mais Woody Allen, impossível.

Cine Roxy 5 Gonzaga: Av. Ana Costa, 443 - Gonzaga - Santos-SP. 5 salas - 1.305 poltronas. Cine Fone (13) 3289-8336
Roxy 6 Brisamar: Shopping Brisamar. Rua Frei Gaspar, 365 - Centro - São Vicente-SP. 6 salas 1.700 poltronas. Cine Fone (13) 3289-8336. Estacionamento de carros, gratuito por 3 horas para clientes do cinema, mediante validação de ticket 
Roxy 4 Pátio Iporanga: Shopping Pátio Iporanga. Av. Ana Costa, 465 - Gonzaga - Santos-SP. 4 salas Cine Fone (13) 3289-8336

Filme: Para Roma Com Amor (To Rome With Love, EUA, Itália, Espanha)
Ano: 2012
Gênero: Comédia
Duração: 102 minutos
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Woody Allen, Alec Baldwin, Jesse Eisenberg, Greta Gerwig, Ellen Page, Alison Pill, Flavio Parenti, Fabio Armiliato, Roberto Benigni, Alessandro Tiberi, Alessandra Mastronardi, Penelope Cruz

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.