quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

.: Resenha crítica de " O artista", a Hollywood da década de 20

Talento de um artista ameaçado pela barreira do som
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em fevereiro de 2012


O artista: Filme de Michel Hazanavicius, vencedor de três prêmios no Globo de Ouro 2012, retrata a Hollywood no final da década de 20. Saiba mais!


O amor expresso pelo olhar. O artista, longa dirigido por Michel Hazanavicius, acontece na Hollywood da década de 20 (1927) e apresenta o astro de cinema George Valentin (Jean Dujardin). O galã de filmes mudos (o personagem tem até um bigodinho alá Clark Gable) vive muitas aventuras na telona, ao lado de seu cão Jack (da raça Jack Russel Terrier), dupla que sempre era garantia de sucesso. Por esse motivo, Valentin não acredita no futuro das produções faladas. Eis o seu grande erro.  

Em um curto espaço de tempo, totalizando apenas alguns anos, pelo caminho do cinema falado, segue a jovem dançarina Peppy Miller (Bérénice Bejo), garota "apresentada" a Valentin de um modo peculiar. Ela, que posteriormente mostra ser uma grande amiga do ex-galã, aproveita a novidade cinematográfica para fazer fama. De uma simples figurante (com uma pintinha alá Marilyn Monroe), tem o seu nome estampado em cartazes de filmes, ocupando o lugar de destaque, que um dia pertenceu a Valentin. 

Ele, sem o brilho dos holofotes, nos anos seguintes produz um filme mudo e não consegue encher a sala de cinema. Após sofrer mudanças na vida pessoal, por conta da dispensa do estúdio em que era a estrela principal, Valentin acaba falido, em um quartinho de quinta categoria, quando é "reencontrado" por Peppy que, por sua vez, oferece a ele a chance de se reinventar, embora ele não consiga emitir um som que seja. 

O drama enfrentado pelo galã é fácil de ser compreendido. Talvez pela simplicidade do longa, mas sobretudo é a ausência de som que valoriza cada movimento da face e o gestual dos atores. O Artista pode não agradar muito por ser em preto e branco e mudo (nos últimos minutos há algumas falas), mas não há dúvida de que é um grande filme, uma homenagem à evolução cinematográfica, pois retrata a necessidade da reinvenção do cinema. Considerando os dias atuais, trata-se dos efeitos em 3D.

Com audácia, a película de Michel Hazanavicius resgata o passado e destaca a possibilidade dos diretores modernos não caírem de cabeça na tentação dos efeitos em 3 dimensões, mas repensar, focar o objeto e apresentar o que deseja ao público. Tudo de modo convincente e bem elaborado. Não deixe de conferir O artista!

Curiosidades:
*Durante as filmagens, o ator Jean Dujardin morou em uma casa construída no ano de 1930, em Hollywood Hills. 
* A dupla Jean Dujardin e Bérénice Bejo ensaiaram suas cenas de dança no mesmo estúdio de Debbie Reynolds e Gene Kelly.
* A atriz Penelope Ann Miller já tinha interpretado a famosa atriz do cinema mudo Edna Purviance em Chaplin (1992).
* O personagem Jack, cachorro da raça Jack Russell Terrier, foi interpretado por três cães parecidos chamados Uggie, Dash, e Dude. Na verdade, Uggie fez a maioria das cenas, mas para aquelas que ele não participou os outros animais tiveram que ser coloridos para se parecerem com ele.
* O orçamento estimado foi de US$ 12 milhões.
* O filme foi rodado em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos.
* O Artista teve sua primeira exibição pública ocorrida no Festival de Cannes 2011.

Cine Roxy 5 Gonzaga: Av. Ana Costa, 443 - Gonzaga - Santos-SP. 5 salas - 1.305 poltronas. Cine Fone (13) 3289-8336
Roxy 6 Brisamar: Shopping Brisamar. Rua Frei Gaspar, 365 - Centro - São Vicente-SP. 6 salas 1.700 poltronas. Cine Fone (13) 3289-8336. Estacionamento de carros, gratuito por 3 horas para clientes do cinema, mediante validação de ticket 
Roxy 4 Pátio Iporanga: Shopping Pátio Iporanga. Av. Ana Costa, 465 - Gonzaga - Santos-SP. 4 salas Cine Fone (13) 3289-8336

Filme: O Artista (The Artist, França / Bélgica)
Ano: 2011
Gênero: Romance / Drama
Duração: 100 minutos
Direção: Michel Hazanavicius
Roteiro: Michel Hazanavicius
Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, James Cromwell, Penelope Ann Miller, Missi Pyle, Beth Grant, Ed Lauter, Joel Murray, Bitsie Tulloch, Ken Davitian, Malcolm McDowell.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.