quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

.: Resenha crítica de "Histórias cruzadas", direção de Tate Taylor

O racismo dos anos 60 sob a ótica da mulher negra
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em fevereiro de 2012


Histórias cruzadas: Longa dirigido por Tate Taylor mescla drama e comédia ao tratar brilhantemente o tema racismo. Saiba mais!


O tema racismo é delicado. Logo, é preciso ter sabedoria suficiente para fazer com que o público reflita, enquanto absorve a beleza de uma produção. Uma película que soube "mexer" neste tema de modo brilhante foi A cor púrpura, drama estadunidense de 1985, dirigido por Steven Spielberg, baseado no romance da escritora afro-americana Alice Walker. "Histórias Cruzadas" chega a lembrar o filme de Spielberg, porém tem um toque contemporâneo, pois mistura (e muito bem) o gênero drama e comédia ao retratar a luta pelos direitos civis dos negros nos anos de 1960, nos EUA.

A  direção de Tate Taylor tem como objeto principal o racismo, mas, simultaneamente, retrata a condição da mulher, independente de raça. Assim como "A cor púrpura", "Histórias Cruzadas" é uma adaptação proveniente de um best-seller, ou seja, o longa em questão é originário do livro "A Resposta" (The Help), de Kathryn Stockett. 

Taylor, apesar de ser pouco experiente na direção (este é seu segundo longa), tem o dom de brincar com o enredo e encaminhá-lo para um belo desfecho, mantendo sempre o suspense criado para cada núcleo. As várias histórias se cruzam diante de um elenco muito bem selecionado, como por exemplo, Sissy Spaceck (a eterna Carrie, a Estranha) e Cicely Tyson (O Pássaro Azul), além de novos rostinhos talentosos, como por exemplo, Emma Stone (A Mentira). Nesta equipe de peso, as indicações ao Oscar ficaram com Viola Davis, para melhor atriz, enquanto que para atriz coadjuvante há duas indicações: Octavia Spencer e Jessica Chastain.

Em "Histórias Cruzadas" Emma Stone é a jovem Skeeter Phelan, que, após cursar a universidade, volta para casa, em Jackson, Mississipi. Por ver a vida local de outro ângulo, a moça tem a disposição de reverter a tradição sulista que destina às mulheres ao casamento e vários filhos. Como ela tenta reverter a situação? Skeeter quer ser jornalista e consegue uma coluna no jornal local: dicas sobre limpeza doméstica. 

É com esta chance e seu olhar clínico que a moça pensa em concretizar uma ideia: Escrever sobre a situação das empregadas negras de Jackson, mulheres oprimidas e dominadas por leis escravistas. Após conseguir a cooperação massiva destas mulheres, Skeeter divulga toda a verdade no livro The Help. 

"Histórias Cruzadas" migra da comédia para o drama e vice-versa. Desta forma, as lágrimas que emocionam ficam mescladas com as que são expelidas durante risos e até gargalhadas (descontroladas). Como não rir da proeza "elaborada" por Minny Jackson (Octavia Spencer) para a líder arrogante da cidade, Hilly Holbrook (Bryce Dallas Howard)? Histórias Cruzadas é um filme para ser visto repetidas vezes. Confira!

Curiosidades
* O livro de Kathryn Stockett, que foi adaptado para o filme Histórias Cruzadas, permaneceu na lista de best sellers do jornal New York Times por 103 semanas, seis delas ocupando o primeiro lugar.
* O diretor Tate Taylor e a autora Kathryn Stockett são amigos de infância que cresceram em Jackson, no Mississipi, mesmo local da história do filme.
* A Brent's Pharmacy do filme foi recriada igual a da época em que Taylor e Stockett eram crianças.
* O cinema que Skeeter observa no início, é o mesmo frequentado por Tate Taylor quando criança, que foi fechado nos anos 80 e reaberto pela equipe de produção.
* As duas intérpretes de Gwen Stacy, dos filmes da série Homem-Aranha, estão em Histórias Cruzadas. Bryce Dallas Howard a interpretou em Homem-Aranha 3 (2007) e Emma Stone em O Espetacular Homem-Aranha (2012).
* Os integrantes passaram um dia inteiro em um salão de baile, aprendendo as danças da época.
* As mães de Tate Taylor, Kathryn Stockett e Brunson Green fazem participações especiais no filme.
* O produtor Brunson Green colaborou no figurino cedendo um vestido de sua avó.
* A livraria do filme, Avent & Clark Booksellers, recebeu este nome em homenagem a Avent Clark, produtora assistente de Histórias Cruzadas.
* Os cidadãos da verdadeira cidade de Jackson ajudaram as filmagens fornecendo adereços de época para o filme. Vários deles trabalharam como figurantes no filme.

Cine Roxy 5 Gonzaga: Av. Ana Costa, 443 - Gonzaga - Santos-SP. 5 salas - 1.305 poltronas. Cine Fone (13) 3289-8336
Roxy 6 Brisamar: Shopping Brisamar. Rua Frei Gaspar, 365 - Centro - São Vicente-SP. 6 salas 1.700 poltronas. Cine Fone (13) 3289-8336. Estacionamento de carros, gratuito por 3 horas para clientes do cinema, mediante validação de ticket 
Roxy 4 Pátio Iporanga: Shopping Pátio Iporanga. Av. Ana Costa, 465 - Gonzaga - Santos-SP. 4 salas Cine Fone (13) 3289-8336

Filme: Histórias Cruzadas (The Help, Estados Unidos)
Ano: 2011
Gênero: Comédia / Drama
Duração: 146 minutos
Direção: Tate Taylor
Roteiro: Tate Taylor
Elenco: Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard, Jessica Chastain, Ahna O'Reilly, Allison Janney, Anna Camp, Chris Lowell, Cicely Tyson, Mike Vogel

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.