sexta-feira, 2 de julho de 2010

.: Resenha crítica de "Toy Story 3", animação Disney e Pixar

A revolução dos brinquedos
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em julho de 2010


Os brinquedos mais queridinhos de todo mundo no formato 3D. Saiba mais da animação Toy Story 3 e divirta-se!


Em "Toy Story 3", a nova produção dos estúdios Disney-Pixar, os brinquedos mais famosos do meio cinematográfico acabam indo "voluntariamente" para a creche Sunnyside. Tudo porque não interpretaram corretamente o que Andy, agora adolescente, pretendia fazer com eles (dentro de um saco de lixo preto). A verdade é que após ficarem esquecidos (e por que não abandonados?) em uma caixa de brinquedos, Andy acaba "reencontrando" os seus amigos de infância. No entanto, o tiro sai pela culatra.

É claro que Andy não vai brincar com Woody, Buzz Lightyear ou qualquer um dos outros. Após ficarem arrasados com o desinteresse de Andy, os ex-brinquedos do jovem "descobrem" que somente Woody será levado para a universidade. Sem saber o que o destino prometia... os brinquedos mantêm a esperança de uma nova vida. Afinal, Andy, seu verdadeiro dono, não quer mais brincar com eles. 

Confuso sobre o que fazer com os brinquedos Andy sabe perfeitamente que precisa esvaziar o seu quarto e decidir o que irá levar para o ambiente universitário, o que ficará para a irmãzinha, o que será doado para a creche e o que será guardado no sótão. Após colocar Woody em sua caixa para a universidade, os outros brinquedos vão parar em saco preto (cenas hilárias e até desesperadoras). 

Calma! Acha que Andy teria coragem de colocar os seus amigões no lixo? É claro que não. Entretanto, a mãe dele encontra o saco preto pelo caminho e... Oh, destino cruel! Para salvar a própria pele (o plástico e/ou pano), o grupo, menos Woody, decide entrar na caixa destinada à creche Sunnyside, local em que serão amados novamente. Pelo menos é o que esperam. Resumo da ópera: Muita confusão (na trama de colorido impecável).

Entretanto, Woody tenta explicar aos amigos todo o mal-entendido e acaba indo parar na "encantadora" creche. Inicialmente, tudo parece perfeito em Sunnyside. Ledo engano, o ursinho de pelúcia rosa com cheiro de morango, chamado Lotso Ursinho Fofo, não é tão amável quanto parecia ser. Sendo assim, o pesadelo dos brinquedos de Andy e da Barbie da irmã de Andy, ganha forma e dimensão inesperada. 

No decorrer do longa, os brinquedos de Andy ganham muitos companheiros e adversários que aumentam a adrenalina do expectador diante desta aventura surpreendente. De fato, grande parte do filme convence por trazer uma história inovadora, mesmo tratando-se de uma sequência. Contudo, Toy Story 3 têm momentos muito escuros (em 3D, é melhor tirar os óculos nestes momentos) e acabam diminuindo a dinâmica e agilidade da película. 

Outro ponto alto da nova animação é o fato de ter a Barbie e o Ken (estes que não foram autorizados pela marca para estrelarem os filmes anteriores) ao lado dos brinquedos cinematograficamente famosos. É agradável ver na telona estes modelos dos anos 80, principalmente para aqueles que brincaram com um exemplar destes. De fato, eu ainda tenho um Ken com esta roupa de lencinho e tenho que revelar, em seu formato original ele veio acompanhado de um macaquinho, seus cabelos são da cor marrom escuro -nada de ruivo- e seus sapatos são da cor cinza.

Não há como criticar negativamente um desenho que é simplesmente perfeito. Embora o 3D não seja suficientemente marcante (como em outros desenhos já lançados neste formato). Ao consideremos a história e a perfeição visual da animação, somente restam elogios. Até porque, o drama de Andy e a separação de seus brinquedos amados envolve tanto o público que não fica difícil derramar pelo menos uma lágrima que seja. Aproveite as férias para ver Toy Story 3. Você não vai se arrepender!

Filme: Toy Story 3 (Toy Story 3, EUA)
Ano: 2010
Gênero: Animação
Duração: 103 minutos
Direção: Lee Unkrich
Roteiro: Michael Arndt
Elenco no original: Ned Beatty, Joan Cusack (Jessie - voz), Wallace Shawn (Rex - voz), Whoopi Goldberg, Timothy Dalton (Voz), Michael Keaton (Ken - voz), John Ratzenberger (Porquinho), Tim Allen (Buzz Lightyear - voz), Jeff Garlin, Tom Hanks (Woody - voz)

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.