terça-feira, 20 de abril de 2010

.: Resenha de "www.twitter.com/carpinejar", Fabrício Carpinejar

Reflexões criativas de um poeta moderno
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em março de 2010


Tweets e aforismos no Twitter. Saiba mais de www.twitter.com/carpinejar, de Fabrício Carpinejar!



Reflexões que provocam risos e até mexem com as emoções do leitor. O livro "www.twitter.com/carpinejar", de Fabricio Carpinejar, é a primeira publicação com frases postadas no Twitter por um escritor brasileiro. Nas 84 páginas de seu livro, Carpinejar publica (e eterniza) seus pensamentos poéticos, criativos e/ou reflexivos de apenas 140 caracteres sobre as relações humanas, tão banalizadas com a modernidade.

Ao expressar seus pensamentos repletos de sensibilidade, Carpinejar provoca o leitor sobre a banalidade: das relações, do sofrer, do cotidiano, da família e dos amores. É usando o seu lado poético que Carpinejar fala das relações humanas.

Já antes de impregnar o leitor com seu paradoxos, na orelha deste livro de um frasista iluminado, a assinatura de Fernanda Takai, Daniel Piza e Abonico, também respeitam os 140 caracteres permitidos pelo Twitter. "Minha terra tem palmeiras/ Onde cantam os sabiás/ Mas aqui ninguém gorjeia/ Melhor que o Carpinejar", escreve Daniel Piza. Já Abonico ressalta: "Original, criativo, ousado, exagerado, visionário, cara de pau: se lhe faltam + adjetivos, unam-se sobrenomes e crie-se o verbo carpinejar". Entretanto Fernanda Takai comenta: "O pio generoso alegra a sua corte digital. Uns milhares sortudos já viciados em tão fino alpiste... Toma aqui o teu! E, se piscar, tem mais".

Em "www.twitter.com/carpinejar" o observador da vida trabalha as trivialidades da vida cotidiana de modo sensível e sagaz. Ao analisar o fantástico das pequenas coisas da vida, no livro, o escritor surpreende ao apresentar 416 máximas escritas por ele no microblogging. Um exemplo é a mensagem do dia 22 de agosto: "Quando não sabemos como falar um assunto é certo que contaremos do pior jeito".

AUTOR: Carpinejar recebeu o Prêmio Jabuti 2009 na categoria Contos e Crônicas. Escreve em pensamento para não sofrer com queda de luz, embora seja autor de 14 livros, entre eles, Diário de um apaixonado - Sintomas de um bem incurável, Canalha!- Retrato poético e divertido do homem contemporâne, Meu filho, minha filha, O Amor Esquece de Começar, Cinco Marias, Caixa de sapatos - antologia e As Solas do Sol.

TWITTER: é uma rede social, no modelo de microblogging, que permite que os usuários enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos, escritos em textos até 140 caracteres, conhecidos como tweets. As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Os usuários podem atualizar sua página e visualizar as atualizações dos amigos. A comScore, empresa que mede estatísticas na Internet, declarou que o site passou de 10 milhões para mais de 40 milhões de usuários únicos de fevereiro a abril de 2009. A rede social é uma ferramenta eficiente de comunicação entre usuários da web, ganhando importância para diversos segmentos. Atualmente, o Twitter já faz parte do planejamento estratégico de muitas empresas, não apenas de comunicação.


Frases do livro:

“Eu perdoo as mentiras. O que não desculpo é a distorção.”

“O abraço é o excesso de palavras.”

“Nunca bebo uísque para tomar coragem; não é bom misturar.”

“Escutar não é deixar de falar. É deixar de se ouvir.”

“Se é para ser o último a saber, quero todos os detalhes.”

“A maior frustração para quem gosta de brigar é ouvir que tem razão no início da conversa. Terá que desativar seu arsenal de argumentos.”

“Homem que discute o relacionamento quando sua mulher pede satisfação não entendeu o recado.”

“Maturidade é diferenciar a tentação da encrenca. A tentação é o desejo certo no momento errado. Encrenca é desejar o momento errado.”

Livro: www.twitter.com/carpinejar
Autor: Fabrício Carpinejar
84 páginas
Ano: 2009
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Pensamento

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.