segunda-feira, 2 de março de 2009

.: Resenha crítica do pretensioso "Watchmen - O Filme"

Longa pretensioso caminha entre o "cabeça" e o "alienado"
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em março de 2009


Um filme alienado com super-heróis engajados. Saiba mais de Watchmen - O Filme!


Um filme cheio de pretensão que desanda de cena em cena, ao longo das suas quase três horas de duração. Muito alarde, efeitos especiais mil e qualidade baixa. No trailer "Watchmen - O Filme" arrasa e planta a semente da curiosidade no espectador. A história que tem como ponto central a iminência de uma guerra nuclear em larga escala entre os Estados Unidos e a União Soviética não convence, principalmente nas cenas finais. 

No entanto, a longuíssima e maçante duração do filme acaba banalizando todo o contexto (pois tudo parece repetitivo) e prova que suas quase três horas são totalmente desnecessárias. É visível que a equipe de edição (de sequências) não foi inteligente a ponto de conseguir prender o público e deixar aquela vontade de rever o filme. Até porque, convenhamos, Watchmen - O Filme é um longa comercial e tem (sim) como objetivo agradar o público. 

Contudo, o excesso de cenas vazias, o nu frontal do Dr. Manhattan (Billy Crudup) e a cena de sexo (quase explícito) entre Espectral (Malin Akerman) e Coruja (Patrick Wilson) somente aumentam o descrédito da obra de Zack Snyder. Sendo assim, a fala de Alan Moore comprova-se: "Watchmen, como todo quadrinho, tem coisas que só funcionam no papel. Há certos quadros que Dave Gibbons desenhou na revista que ficarão constrangedores numa tela imensa".

O longa não consegue garantir o seu espaço entre as grandes adaptações de HQs (todas adaptações dos X-Men, o primeiro Homem-Aranha ou Homem de Ferro). Ok. De início o filme parece prometer, porém tudo fica somente no excesso de efeitos especiais, nas lutas incríveis e uma história que não se decide entre o "cabeça" e o "alienado". Definitivamente um filme sem noção.

HQ: Publicada em 12 edições entre 1986 e 1987, Watchmen (ou se preferir Vigilantes) mostra um mundo em que Richard Nixon venceu a Guerra do Vietnã e escapou de Watergate, e os super-heróis foram obrigados a se registrar como funcionários públicos. A maioria dos vigilantes mascarados se aposentou do combate. Quem ficou na ativa é controlado pelo governo, exceto o rebelde Rorschach, quem decide investigar a morte de Edward Blake, o herói Comediante. Na busca pela verdade, Rorschach encontra seus "companheiros de trabalho", e assim, descobrem uma conspiração envolvendo o poderoso Dr. Manhattan, o único herói cheio de poderes.


Filme: Watchmen - O Filme (Watchmen, EUA)
Ano: 2009
Gênero: Ação / Drama / Ficção científica
Duração: 156 minutos
Direção: Zack Snyder
Roteiro: Alex Tse, David Hayter
Elenco: Jackie Earle Haley, Patrick Wilson, Billy Crudup, Jeffrey Dean Morgan, Malin Akerman, Matthew Goode, Carla Gugino, Matt Frewer, Stephen McHattie, Laura Mennell, Robert Wisden

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.