Aproveitando as maravilhas da juventude
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em dezembro de 2007
Um casamento. Uma irmãzinha. Uma viagem longa na história. Novas aventuras das três super amigas: Júlia, Anali e Elisa.
"Você vai ver que escrever é uma das melhores formas de descobrir coisas que você não sabia que sabia". Esta é uma afirmação correta. Contudo, ler também tem este poder de conhecimento. Ser Feliz é Fácil conta uma história de força de otimismo.
Neste terceiro volume da coleção Amigas para Sempre, temos as inseparáveis: Anali, Júlia e Elisa em novas aventuras. A união das garotas é tão forte que nada as separa, mesmo quando Anali vai tirar férias na China, para conhecer Xian, a cidade em que nasceu.
Nesta viagem ao encontro de surpresas na vida familiar, as amigas da chinezinha, Júlia e Elisa terão de resolver alguns problemas relacionados ao coração: as três amigas estarão diante de momentos importantes. O descobre que o amor é melhor do que qualquer fórmula de emagrecimento, mesmo que esta seja a dieta da alcachofra.
Envolvida por tantas surpresas do ciclo da vida, Anali percebe que viver é algo totalmente simples, e claro, estar alegre não tem mistério algum. "Gostaria de explicar minha teoria sobre as pessoas. Penso que elas se dividem em três categorias: as que não têm cura, as que ainda têm cura e as que não precisam de nenhuma cura. Ao primeiro grupo pertencem os egoístas, pessoas que só se importam consigo mesmas. [...] A segunda categoria é formada pelas pessoas que de vez em quando nos fazem sofrer, mas que no fundo não querem fazer isso, e até sofrem por tê-lo feito. Os da última categoria são os que valem a pena de verdade. São alegres, solidários, amáveis. O único problema é que são muito poucos. Por isso, quando se encontra um, não se pode deixar escapar".
Ah! Caso ainda não tenha lido os livros anteriores Como Ficamos Amigas e Seja Você Mesma, da coleção Amigas para Sempre, você pode se acalmar, relaxar e seguir em frente na leitura deste livro. A autora, Care Santos, dá uma "pincelada" nos acontecimentos mais marcantes que ficaram no passado das meninas. Realmente, estas lembranças são positivas, até para aqueles que leram há um tempo os primeiros volumes da coleção e agora tem em mãos Ser Feliz É Fácil.
"Meu nome é Anali, tenho 11 anos e duas amigas. Gosto de colares coloridos, de tomar sorvete e de descobrir lugares estranhos (conheço uns quantos). Também gosto de danças, de dormir até muito tarde, de assistir a vários filmes seguidos e de Mike Pita (o cantor dos cachos). Detesto costurar e todas as atividades que se pareçam com esta, como fazer crochê. Não sei por que as pessoas acham que nós, meninas, devemos saber essas coisas. Algumas vezes, não muitas, me entedio e não sei o que fazer. Se tivesse um irmão, tudo seria diferente. Mas não tenho irmão, e agora já acho que nunca terei".
O que dizer sobre um livro que sabe como chegar direto nos adolescentes? De fato, não há como fazer qualquer comparação, pois "um caderno é como uma vida. No começo, todos são iguais. Não há cadernos ruins ou vidas ruins. Também não há cadernos bons e vidas boas. Tudo depende de você, das palavras que você escolhe para enchê-los e também da ordem em que as coisas são contadas."
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.