quarta-feira, 3 de outubro de 2007

.: Resenha de " O Veado e a Onça", recontada por Ana Maria Machado

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em outubro de 2007


A inteligência na hora de lidar com uma onça: Clássico da literatura infantil recontado por Ana Maria Machado ensina aos pequenos que nem toda sociedade é viável, até mesmo entre os animais da floresta.


Grandes histórias para os pequenos leitores do século XXI. Publicação da Editora FTD traz uma divertida história clássica da literatura infantil recontada por Ana Maria Machado em O Veado e a Onça.

Toda história começa há muitos e muitos anos num povoado indígena, quando um veado decidiu construir uma casa. Logo encontrou um terreno dos sonhos: era bom, perto do rio, no alto de um barranco e protegido por árvores. Trabalhou o dia inteiro e, cansado, voltou para casa dos pais para dormir.

Em contraponto, ainda na mesma noite, uma onça, que também tinha o sonho de construir uma casa apareceu por lá, viu o mesmo terreno e também o achou perfeito. Aproveitou e trabalhou a noite inteira pensando que o deus da mata a estava ajudando a realizar seu sonho, depois cansada, foi para a casa dos pais para dormir.

E assim a história vai, enquanto o veado trabalhava na casa de dia, a onça no período noturno. Ambos sempre pensando que o trabalho "adiantado" era uma ajuda do deus da mata. Contudo, quando o veado termina de construir sua casa, ele decide ficar e, passar a primeira noite em seu novo lar. Eis que a onça chega no começo da noite, olha a casa e fica furiosa por ter gente lá. O veado e a onça começam a discutir e percebem que os dois construíram a casa, um de dia e outro à noite.


"- Tenho uma idéia! - exclamou a Onça. - Se nós fizemos a casa juntos, podemos morar juntos. Somos sócios...
'Morar com uma onça', pensou o Veado. 'Não pode dar certo...'
- Acho até que vai ser muito bom - insistia ela. - você sai de dia para pastar, eu saio de noite para caçar. Nós não vamos nos encontrar nunca. E a casa vai estar sempre com alguém, sempre bem cuidadinha...
'Vai se perfeito', pensava a Onça. 'Fico com uma casa ótima, que nem deu muito trabalho, e ainda guardo uma reserva de comida dentro dela. Se algum dia não encontrar caça, créu! É só comer o sócio!'"



É claro que o veado fica receoso, mas acaba aceitando a proposta. A Onça, que não é nada boba, logo começa a assustar o veado para que ele vá embora e a deixe morando sozinha. Entretanto é a vez do Veado ser mais esperto e põe em prática sua brilhante idéia que faz com que a Onça vá embora para bem longe e o deixe em paz.

O Veado e a Onça faz parte da Coleção Lê pra mim, série de livros que contam histórias clássicas da literatura infantil contadas por duas damas brasileiras da literatura infanto-juvenil Ana Maria Machado e Ruth Rocha. Outros títulos da coleção: Joãozinho e Maria, Joãozinho e o Pé de Feijão, O Patinho Feio, O Barba-Azul, Os Músicos de Bremen, Dona Baratinha, Cachinhos de Ouro, João Bobo.

A autora: Ana Maria Machado é uma das maiores escritoras nacionais. Em 33 anos de carreira, escreveu mais de 100 livros – a maioria voltada para o público infanto-juvenil. Com essa vasta obra, não é de se estranhar a marca invejável de 14 milhões de exemplares vendidos no Brasil e em mais de 17 países, onde suas obras são publicadas. Sua prosa vigorosa coleciona incontáveis prêmios. Entre eles, um dos mais festejados foi o Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil mundial, concedido à escritora em 2000. No ano seguinte, Ana Maria Machado também foi contemplada com o prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra. Concedido pela Academia Brasileira de Letra, da qual ela é membro, esse é o prêmio máximo da literatura nacional. Site da autora: www.anamariamachado.com.br

Ilustradora: Suppa formou-se em arquitetura e morou um ano em Paris. Estudou francês e desenhou suas aventuras. Garantiu uma vaga na École d´Arts Appliqués Duperre, no curso de história em quadrinhos. Fez vários estágios enquanto estudava, entre eles o de colunista das histórias em quadrinhos do comandante Jacques Cousteau, e trabalhou quatro anos na Fundação Cousteau. Ilustrou revistas, campanhas publicitárias e livros infantis. Voltou ao Brasil vinte anos depois.


Livro: O Veado e a Onça
Autora: Ana Maria Machado
32 páginas
Ano: 2004
Ilustração: Suppa
Coleção: Lê Pra Mim
Editora: FTD

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.