segunda-feira, 3 de setembro de 2007

.: Resenha de "Os Treze Problemas", de Agatha Christie

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em setembro de 2007


Contos bem amarrados e surpreendentes. Mistérios que parecem impossíveis de solucionar. Não tema! Agatha Christie é chave mestra para resolver todos os treze problemas.


Sabe quando você está com uma grande vontade de ler um super livro, mas pretende ficar entre os livros que tem em casa? Eu estava deste jeito quando decidi mexer nas minhas pilhas e pilhas de livros e encontrei um volume bem velhinho, praticamente aos pedaços (ainda bem que existe cola e durex) que fora comprado em um sebo da cidade há quatro anos pelo menos. Qual livro era este? Por sorte "Os Treze Problemas", de Agatha Christie.

Nossa como o tempo passa, não é mesmo?!?! Ele ficou esse tempo de um lado para outro. Sempre queria lê-lo, mas nunca conseguia chegar até ele, sempre tinha que estudar, fazer trabalhos, ler livros indicados e escrever para o Resenhando críticas de outros livros.

Eis que o momento aguardado chegou e claro a memória fez seu papel em destacar este livro. Tenho guardados outros livros de Agatha que comprei em sebos, troquei em bibliotecas ou ganhei de várias pessoas que sabem da minha paixão pela leitura. Fico com eles não sei se por pena de seu estado ou temendo o pior como seu destino. "Estes livros vão para a reciclagem/lixo limpo. Quer algum deles?". Quantas vezes escutei isso, óbvio, levava todos para casa, muitos consegui dar um jeito e rejuvenesceram.

Hoje tenho alguns destes livros velhinhos, alguns em casa e outros na minha avó que ficam bem guardadinhos no grande baú de meus bisavós, que veio diretamente de Arouca, Portugal. Ah, se este baú falasse (e lesse) teria muita história para contar!

Bom, vamos encarar de frente Os Treze Problemas que a melhor escritora policial nos entrega de bandeja: O Clube das Terças-Feiras, A Casa do Ídolo de Astartéia, As Barras de Ouro, A Calçada Tinta de Sangue, O Móvel do Crime, A Marca do Polegar de São Pedro, O Gerênio Azul, A Dama de Companhia, Os Quatro Suspeitos, Tragédia de Natal, A Erva da Morte, O Caso do Bangalô e Morte por Afogamento.

Neste volume, personagens distintas, mostram a sua forma de ver, viver a vida e seus acontecimentos. Entre estes há Miss Marple, mulher de idade madura que conhecer um pouco de tudo. Ela que junto aos seus amigos faz parte do Clube das Terças-Feiras. "Nós no reuniremos uma vez por semana, e cada sócio do clube terá de propor um problema. Algum mistério que conheça por experiência própria e do qual, naturalmente, saiba a solução".

O bom deste livro é a variedade de casos analisados e resolvidos, desde brigas por herança, casais que agem juntos para roubar, esposas envenenadas, empregados que não merecem a devida confiança, entre outros problemas apresentados. Será que Miss Marple irá acompanhar o pensamento e não perderá a meada das histórias contadas pelos integrantes do grupo que conta mistérios? Até porque ela não larga o seu tricô.

 

"Pairava no ar algo que só consigo descrever

como uma sensação sobrenatural.

Parecia que alguma coisa nos oprimia.

Uma sensação de desgraça iminente".


Agatha Christie: Escritora inglesa (1891-1976) de populares novelas e peças de teatro do gênero policial. Têm como personagens mais célebres o detetive belga Hercule Poirot e a senhora Jane Marple, provinciana de idade madura. Sua peça A Ratoeira, lançada em Londres em 1952, ainda estava sendo representada em 1976, o que constitui a maior exibição teatral contínua do mundo. Seus romances policiais põem em ação detetives antiquados e saborosos, assim como a sociedade na qual se envolvem. Em sua obra muito extensa, destacam-se: O Assassinato de Roger Ackroyd (1928), O Caso dos Dez Negrinhos (1943), A Morte no Espelho (1952) e Testemunha de Acusação (1958).


Livro: Tudo Que Você Não Soube

Autora: Fernanda Young

134 páginas

Ano: 2007

Editora: Ediouro

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.