segunda-feira, 5 de março de 2007

.: Resenha de "Story – Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiros"

Para ler e comer pipoca
Por: Helder Moraes Miranda

Em março de 2007


Os mandamentos da escrita de um bom roteiro. O que acontece quando o mago dos roteiros lança um livro com todos os macetes de sua profissão, e os segredos de filmes bem-sucedidos? Entretenimento e cultura de qualidade para leitores e aspirantes à arte de contar histórias.


O que é um beat? Uma cena? Uma seqüência? O clímax de um filme? Agora, aspirantes a roteirista têm nas mãos uma facilidade que os colegas de profissão da velha guarda não tiveram, além de todas as respostas acima e muitas outras mais. 

Tudo porque a editora Arte & Letra lança, nas mãos desse público e de interessados em saber mais a respeito da arte de contar histórias, o livro "Story – Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiros", escrito por Robert Mckee, considerado o mago dos roteiristas nos Estados Unidos. 

Esta facilidade pouco dada a profissionais da antiga vai dar a novos roteiristas, entre outros embasamentos, o discernimento sobre a diferença entre história e estória, palavra há pouco tempo, no português, banida de nosso dicionário, o que transformou a palavra “História”, antes referente apenas a fatos reais ou históricos, também no significado de enredos ficcionais. 

Se por um lado essa profissão repleta de magia é composta por muita gente auto-didata, por outro, o livro, de tão bom e fácil entendimento, vai gerar muita concorrência entre essa nova safra de talentos que podem vir por aí. Ao contrário de outros livros voltados para a técnica de escritas de roteiros, Story emprega mais de 100 filmes como exemplo e aborda a forma eterna e universal, não a fórmula dos roteiros. Ao dissecar cenas clássicas, de filmes que variam de O Senhor dos Anéis a O Show de Truman, McKee revela passo a passo não apenas como uma cena funciona, mas o motivo pelo qual ela dá certo. 

Em suma: é um livro a respeito de princípios, não regras. Arquétipos, não esteriótipos. Eficácia, não atalhos. Realidades, não mistérios da escrita. Tornar-se um perito na arte, não conjeturar o mercado. Respeito, não desdém com o público, Originalidade, não plágios.

Com a vantagem de não ser escrito por tantos “zé-manés” que se auto-intitulam roteiristas, e sim por um nome de peso na dramaturgia mundial, Story vai mais fundo do que outros livros anteriormente lançados, ao mencionar o porque das histórias declinarem durante seu andamento. 

De acordo com o autor, uma “estória” bem contada é aquela que agrega estrutura, ambiente, personagem, gênero e idéia. Para descobrir essa harmonia, necessariamente o roteirista deve conhecer bem os elementos, a substância, bem como os princípios do design de uma boa história, além da importância das subtramas. Indispensável para qualquer escritor de roteiro, independentemente de sua realidade local.


Livro: Story – Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiros
Título Original: Story – Substance, Structure, Style and the Principles of Screenwriting
Autor: Robert McKee
430 páginas
Ano: 2006
Tradução: Chico Marés
Editora: Arte & Letra

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.