quarta-feira, 16 de agosto de 2006

.: Resenha de "Histórias da Bíblia Para Jovens"

A crucificação de Cristo, a última ceia e Jesus no Templo são algumas das histórias adaptadas por Regina Drummond para o público jovem
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em agosto de 2006


Editora Saraiva acerta ao apostar em adaptação da Bíblia para os jovens leitores do século XXI


A Bíblia em formato de livro didático. Calma! Até que esta seria uma excelente forma de falar sobre "Histórias da Bíblia Para Jovens", com adaptação de Regina Drummond. Contudo, este não é igual aos livros escolares. A obra segue apenas o estilo das publicações didáticas pelo fato de ajudar os leitores na compreensão dos textos bíblicos do Antigo e Novo Testamento. Em contraponto é totalmente atraente, simplificada, o que permite maior afinidade com o livro mais lido do mundo em todos os tempos da humanidade.

Como assim? O texto é bastante descontraído, além de haver ilustrações históricas e de grandes mestres das artes plásticas contrabalanceando com fotos modernas e mapas das regiões em questão. De fato, tudo é bastante sedutor na Bíblia adaptada por Regina Drummond, como por exemplo, as notas explicativas laterais que contém informações geográficas, culturais, históricas e até etimológicas de termos destacados no texto bíblico, o que ajuda a complementar as histórias e facilitar o entendimento destas.

Tal produção é tão bem elaborada que já na introdução há explicações importantes. "Biblos era o nome grego para o papiro, que era importado principalmente da cidade de Biblos, o mais antigo porto comercial da Fenícia, responsável pela difusão do papiro como material de escrita. / Os livros escritos nesse material eram chamados pela forma diminutiva: biblion. Do papiro também provieram a bibliografia, o bibliófilo e a Bíblia, palavra cujo significado revela muito de uma de suas principais características, isto é, trata-se de uma extensa e variada coleção de livros, considerados sagrados para judeus e cristãos, e que foram escritos durante mais de dez séculos".

Não há dúvida, está é uma grande informação para os jovens leitores. Contudo há ainda muitas outras. Um exemplo está na segunda história, de Adão e Eva, que na página 14 traz uma explicação sobre a Árvore da Vida / Árvore do conhecimento do Bem e do Mal, a que tanto falamos e culpamos Eva por ter pego a maçã. No livro diz: "Essas duas árvores apresentam simbologias associadas: Árvore da Vida simboliza a eternidade ofertada por Deus à humanidade. De seus frutos, Adão e Eva podiam comer à vontade. Os frutos da Árvore do conhecimento do Bem e do Mal, por sua vez, eram proibidos, pois levavam a humanidade a se distanciar de Deus. Apesar de a Bíblia não citar o nome do fruto dessa árvore, ele é frequentemente associado à maçã, porque em latim (língua para a qual a Bíblia foi traduzida no século V), as palavras maldade e maça tem a mesma grafia: malum. Após comerem o fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, Adão e Eva foram proibidos de comer do fruto da Árvore da Vida".

A publicação da Editora Saraiva inova o livro que foi impresso por Johannes Gutenberg em 1455, o qual anteriormente, somente havia sido escrito em pedra, madeira, couro (mais conhecido como pergaminho), argila cozida e em papiro. A experiência da autora na arte de contar histórias somente colaboram na compreensão das 71 histórias do Antigo e Novo Testamento.

No final da obra há anexos com a relação de todos os personagens das histórias, com uma linha do tempo, trazendo datas da Bíblia, acontecimentos mais importantes, mapas do Mundo Antigo, Oriente Médio hoje, a Terra prometida em diferentes tempos, o caminho entre o Egito e a Terra prometida, Jerusalém, O Império Romano na época de Otaviano (27-14 a.C) e algumas passagens do Antigo Testamento.

Regina Drummond: Em entrevista ao Resenhando,  a escritora de livros infantis contou que dedicou os seus vinte e poucos anos aos livros. Saiba mais sobre o trabalho literário realizado pela sobrinha do escritor Carlos Drummond de Andrade visitando o R.G. de Regina Drummond, no endereço virtual que está indicado logo abaixo. Tenha um excelente proveito e deleite-se!

Livro: Histórias da Bíblia Para Jovens
Adaptação: Regina Drummond
Projeto gráfico e capa: Hamilton Olivieri Jr.
208 páginas
Ano: 2003
Editora: Editora Saraiva

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.