quinta-feira, 4 de maio de 2006

.: Resenha de “A Caixa de Confeitos & Contos Sortidos”, Leonardo de Moraes

Literatura de peso para engordar a mente
Por: Helder Moraes Miranda

Em maio de 2006


Uma novela para quem gosta de suspense. Contos para quem se interessa por pequenas histórias. E um livro para quem procura boa literatura


Escrever sobre livros de escritores principiantes é sempre um risco: há uma linha tênue que pode fazer com que a crítica eleve ou desmotive de vez o novo autor. No caso de “A Caixa de Confeitos & Contos Sortidos”, escrito por Leonardo de Moraes –advogado, professor e assessor de gabinete do governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo– e publicado pela editora Manole, o ofício de ser resenhista torna-se mais fácil. 

Com sua escrita limpa, concisa e envolvente, Moraes –escritor, aliás, não tão estreante assim. Por meio do blog http://ragazzodifamiglia.blogspot.com que mantém há certo tempo, ele publica contos e já mantém contato com seu público– conduz o leitor a uma trama envolvente, difícil de ser resolvida e, por este motivo, capaz de prender o leitor até o fim. 

Na primeira parte, a novela “A Caixa de Confeitos” gira em torno de Beatriz, que recebe uma caixa de doces francesa de uma amiga. O problema é que, dentro de um dos doces, há um chip misterioso e, por causa dele, sua vida comum se transforma em um inferno, palco de perseguições e mortes sangrentas. O segredo da caixa de confeitos você só irá descobrir se ler o livro.

A segunda parte é formada por oito contos, mais um bônus-track para que a obra, e o estilo, do escritor grudem na mente do leitor. O estilo varia de extrema melancolia, como no conto “Dóris vai pular” à ironia cotidiana, como “Tudo culpa da filosofia” e “Episódio de um pai dedicado”. Por este motivo, “A caixa de confeitos & contos sortidos” não é mais um livro para quem procura entretenimento. Em sua escrita coerente e íntegra, dá para perceber o respeito do estreante com quem o lê, ao oferecer literatura de qualidade e se distanciar de bobagens. 

Mais sobre o livro: “A Caixa de Confeitos & contos sortidos” é o primeiro livro de Leonardo de Moraes, Resultado dos textos publicados diariamente em seu blog, o livro é a realização de um sonho de longa data de Moraes. 

Graças à leitura de amigos reais e virtuais, o que se pretendia um simples passatempo acabou ganhando ares de incursão literária, que para o autor acarretou ainda mais responsabilidade, em razão da imensa penetrabilidade que o texto escrito propicia. 

O crítico literário Gabriel Perissé –autor dos livros “A arte da Palavra”, “Elogio da Leitura” e “Filosofia, ética e literatura”– destaca ainda que Moraes possui uma habilidade nem sempre comum entre os estreantes: o desfecho. “Se a primeira linha do texto é decisiva para fisgar o leitor, as últimas deixam em nós a certeza de que encontramos um escritor talentoso”, afirma categórico.

Livro: A Caixa de Confeitos & Contos Sortidos
Autor: Leonardo de Moraes
148 páginas
Ano: 2006
Editora: Manole
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.