sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

.: Resenha de "Érica e Seus Caminhos de Amor", Lúcia Pimentel Góes

As muitas dificuldades da adolescência e a desagregação da família
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em fevereiro de 2006


Ela é uma jovem que em meio a reviravoltas de sua própria adolescência, passa por problemas familiares. Ao perder seu sentido de vida, acaba no sexo por sexo e no terrível mundo das drogas. Esta é a personagem principal da obra de Lúcia Pimentel Góes, "Érica e Seus Caminhos de Amor", publicado pela Editora Paulus. Toda a história começa da seguinte maneira: "Érica nos seus dez anos era muito desenvolvida. Olhos que convidavam ao mergulho, mas do qual, se retornava em atordoamento. Cabelos sedosos, negros, caindo-lhe até os ombros. Muito bonito. Algo de sensual que surpreendia ao notar-se sua pouca idade!".

Contudo, ao chegar em casa, com suas irmãs mais velhas, Eunice e Eleonor, assiste a uma cena bastante comum em sua casa: os pais aos gritos e ofensas. Certamente, tais cenas repercutiram negativamente na vida das moças, principalmente para a filha caçula. 

Com a separação dos pais, outra dificuldade: a falta de dinheiro para coisinhas de jovens garotas, até mesmo para um curso de línguas para Érica. No entanto, ao fazer as contas, sua mãe Elenice, consegue matriculá-la, apesar de não perceber problemas sérios com a sua filha mais nova, já que as outras são tranqüilas e parecem ser bastante ajuizadas.

O tempo passa e Érica percebe o quanto perdeu de sua juventude, ao cair nos braços de um e outro e por fazer uso de drogas. Sua vida enrola-se cada vez mais, como um infinito novelo de linha, o qual parece impossível encontrar o início do fio. Eis que o que parece, nem sempre é. Érica apaixona-se, de verdade, e resolve lutar para vencer seus problemas passados, sem usar seu corpo. Tais dificuldades a atrapalham a viver esse amor. A jovem decide fazer tratamento psicológico, o que a ajuda ainda mais na tentativa de fazer as coisas da maneira mais certa possível.

Definitivamente a leitura do livro é como lição-de-casa aos jovens. Por que? Porque este serve como um alerta para a juventude que pensa poder tudo, desprezando seus pais e todos da família, para desta forma, "livres", aproveitarem a vida, esquecendo-se de respeitar a si próprio em primeiro lugar. Érica e Seus Caminhos de Amor ensina que é preciso amar a si mesmo, para que assim, consiga-se amar a alguém, do contrário, só terá a possibilidade de viver em muitos caminhos de amor, sem nunca poder senti-lo intensamente.

Livro: Érica e Seus Caminhos de Amor
Autora: Lúcia Pimentel Góes
Coleção: Teens
Categoria: Juvenil
Ilustrações: Andréia Resende
88 páginas
Ano: 2005
Editora: Paulus
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.