terça-feira, 3 de janeiro de 2006

.: Resenha de "Bilhetinhos", Júlio Emílio Braz

A dureza da vida real
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em janeiro de 2006


A falta de tempo dos pais para seus filhos e a problemática da separação. Um assunto que atualmente é bastante falado e não traz nada de novo. Contudo, a experiência de mais de 20 anos de literatura infanto-juvenil, permitem a Júlio Emílio Braz, (re)contar um caso deste, com toda a sua magia de escritor. Em "Bilhetinhos", livro da Coleção Jabuti, ele conta a história de Tatiana garota de doze anos ("treze incompletos") que presencia inúmeras brigas de seus pais e não agüenta mais viver neste universo conturbado, cheio de presentes e sem amor. 

Apesar desta dificuldade toda, a mãe de Tati resolve trazer Má para cuidar da garota. "Hoje mamãe apareceu com Má Ela é um pouco mais nova do que mamãe. Mamãe diz que ela vai cuidar de mim. Olho para ela com desconfiança. Será outro brinquedo de mamãe?  / Como alguém vai cuidar de uma menina de doze anos?".

Toda a história é escrita do ponto de vista da menina que sente-se cada vez mais solitária, até ganhar a amizade de Má. Com esta amizade tudo torna-se mais fácil de suportar. Tudo o que? As brigas, discussões e agressões físicas e verbais de seus pais, muitas vezes presenciadas por ela.

Entretanto, em meio a este drama, é Má, a nova amiga de Tati, quem a aconselha e a ajuda a chegar nos caminhos da felicidade. A adolescente que vive, na história, uma situação semelhante a de muitos jovens de hoje, não deixa-se vencer, embora pense em fugir ou ainda deseje ficar com Má, após a separação de seus pais. 

De acordo com o autor, ele poderia simplesmente ter escrito o livro, mas são alguns detalhes que o tornam diferente. "Procurei  o mais difícil. Vesti, ou pelo menos tentei, a imagem de meu personagem principal, uma criança entrando na adolescência, com todos os seus conflitos e perplexidades, e contei, através de sua ótica, a desagregação de uma família. Pai pra lá, mãe pra cá, ela, impotente, amando-os mas não os compreendendo igualmente, entre eles"

Ainda outro ponto positivo desta obra é o encarte, "Apreciando a Leitura", o qual ajuda o jovem leitor a retomar o que foi lido, a refletir a história, a criar em cima do que foi aprendido com a leitura e até a pesquisar. Vale a pena ler e presentear os jovens leitores com Bilhetinhos, de Júlio Emílio Braz!

Livro: Bilhetinhos
Autor: Júlio Emílio Braz
Coleção: Jabuti
Ilustrações: Daisy Startari
48 páginas
Editora: Saraiva

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.