segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

.: Entrevista com Maurício Manieri, cantor, compositor, pianista clássico

"A música sempre fez parte de minha vida e ela é uma das minha grandes paixões" - Maurício Manieri


Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em janeiro de 2006



Desde que uma amiga minha (que tem apenas uma parte de meu nome, Ellen) apresentou-me o som de Maurício Manieri, percebi que a música brasileira ainda tinha chances de ter qualidade. Por que? Porque Manieri tem talento vocal, canções inteligentes e batidas diferentes que atraem a todos, sem diferenciar a idade.

Em um show, na cidade de Praia Grande, São Paulo, há quase 4 anos, pude conferir, pela primeira vez, que Manieri é realmente um artista 100%. Os anos passaram-se. Eu, agora, jornalista formada e editora do site cultural Resenhando.com, tive o atrevimento de pensar em entrevistá-lo. A idéia cresceu ainda mais, após vê-lo no programa Todo Seu, apresentado pelo cantor Ronnie Von. Levei um bom tempo para tomar atitude e enviar um e-mail. Resultado: Consegui entrevistar Maurício Manieri.

Ele que faz aniversário em 10 de setembro (coincidentemente, mesmo dia do aniversário do meu noivo) mostrou-se bastante atencioso com a nossa equipe, respondeu a todas perguntas feitas e falou sobre família, sua paixão pela música, novo CD e seus planos para 2006. 


O cantor que mantém o seu blog (http://mauriciomanieri.blog.uol.com.br) recheado de novidades e reflexões inteligentes, escreveu o seguinte sobre a importância da música para a sua existência: "Quão sem propósito é a nossa falta de humildade, e quão imbecil é ficarmos presos a coisas que simplesmente não nos acrescentam nada. Olha lá na foto!!! A terra!!! Só um pontinho de nada!!!! Hummmmmm, deve ser uma escola!! Obrigado Deus por ter me presenteado com a música!!Ela me aproxima de ti!! Mesmo eu estando aqui, neste pequeno ponto no universo!!! Ela tem me auxiliado muito!!! Que ela seja sempre um canal de onde o amor possa fluir entre eu e as pessoas!!! Oras, se Deus é amor, você então vai estar com a gente também!! Valeu Deus!!!".

De fato, Manieri é um músico completo: canta, toca piano e teclado e, ainda, tem conteúdo. Creio que seu diferencial seja este, talento e intelecto. Assistí-lo na TV é agradável, pois não fala "coisas ao léu". Infelizmente a voz de veludo de Manieri não pode ser ouvida por este meio de comunicação, mas ainda sim, tenho certeza do quanto vale a pena conferir esta entrevista!




RESENHANDO - Como e quando foi despertado o gosto pela música?
MAURÍCIO MANIERI - Gosto de música desde pequeno. Quando eu tinha cinco anos, minha mãe me presenteou com um piano. Me apaixonei logo de cara. A partir daí, ele tornou-se um companheiro pra todas as horas. A música sempre fez parte de minha vida e ela é uma das minha grandes paixões. Não me vejo de forma alguma sem ela!! No post que escrevi no meu blog O APRENDIZ: http://mauriciomanieri.blog.uol.com.br/arch2005-05-22_2005-05-28.html falo muito desta paixão!!


RESENHANDO - Ao assistir as suas participações em programas televisivos, percebe-se o quanto você é agradável e gentil. Certamente, muito disto deve-se a sua criação. Pode falar sobre sua infância? O que lia e escutava?
MAURÍCIO MANIERI -  Obrigado pelo agradável e gentil, hehehehehe!! Minha infância foi realmente maravilhosa. Meus pais se dedicaram muito na educação dos filhos. Acredito que muitas das minhas ações hoje são reflexo desta educação. O valor da família e os princípios, como honestidade, caráter, e respeito ao próximo. Desde pequeno ouvia artistas maravilhosos como Chico Buarque, João Bosco, Elis Regina, Pixinguinha e lia muito Monteiro Lobato. Outro dia assistindo aquele filme do Ziraldo Menino Maluquinho me lembrei muito de minha infância.



RESENHANDO - Atualmente, após a perda de seu irmão, como vê a importância da família?
MAURÍCIO MANIERI - Acredito que a família, é a base de tudo. Uma família desestruturada com certeza produz adultos desestruturados. Tenho um amor muito grande pela minha família. A perda de meu amado irmão Marcelo foi um fato muito difícil de lidar, mas acredito que a gente precisa aceitar as situações que a vida nos oferece.


RESENHANDO - Dentre os seus sucessos musicais, há preferência por alguma música? Qual? Por que?
MAURÍCIO MANIERI - Minhas canções, são como filhos. Gosto de todas, mas de maneira diferente. Posso dizer que a canção Bem Querer tem um gosto especial. Quando eu a fiz, percebi que tinha conseguido alcançar o meu caminho artístico. Algo que muitos artistas buscam pela vida toda, e nem sempre conseguem conquistar.


RESENHANDO - Como foi cantar uma canção de um desenho Disney (Tigrão - O Filme)? Gostou do resultado final do dueto "Basta Ouvir Seu Coração"? Já tinha alguma admiração pelo cantor Ivan Lins?
MAURÍCIO MANIERI - Sempre gostei muito do Ivan Lins. Ele é um músico excepcional, e gravar ao lado dele foi maravilhoso. Fiquei realmente muito honrado. A canção é belíssima, tem uma letra fantástica e poderosa. Gosto de canções assim, que podem trazer uma mudança e uma reflexão na vida das pessoas!!


RESENHANDO - Conhecendo os bastidores, o que pensa atualmente sobre fazer parte do meio artístico? Existe rivalidade?
MAURÍCIO MANIERI - A competição é normal em todos os setores da vida. No meio artístico isto também existe. Particularmente tenho uma ótima relação com meus companheiros de profissão. Não encaro eles como competidores. Acredito que quanto mais o meio puder crescer, melhor pra todos. O sucesso, de outro artista pode significar uma parceria de muitas realizações no futuro.



RESENHANDO - O que "Agora que Voltou!" tem de novo para o público? Comente um pouco sobre o novo CD.
MAURÍCIO MANIERI - Fiz este disco numa homenagem ao meu amado irmão Marcelo Manieri. Considero este como um dos meus melhores trabalhos. O disco tem aquilo que as pessoas esperam do Maurício Manieri. Muita música pra dançar e curtir um romance. Os arranjos estão divertidos e desencanados. Tem algumas gravações "ao vivo" e gravações acústicas. É música pop com influências do R&B. Tem a última gravação que fiz com meu irmão, e uma música que compus pra ele chamada Hey Brother. A canção que dá o nome ao disco Agora Que Voltou é sucesso nos meus shows, e agora começa a virar também sucesso de rádio. Tô realmente muito animado com este lançamento. Quem quiser saber mais sobre o disco, acesse www.mauriciomanieri.com.br. No meu site, no item músicas, a galera pode escutar todas as canções.


RESENHANDO - Quais cantores e/ou cantoras lhe influenciaram ou ainda influenciam?
MAURÍCIO MANIERI - Gosto demais do Tim Maia, Cassiano, Elis Regina, Marvin Gaye, Ray Charles, Gladys Night. etc, etc, etc


RESENHANDO - Como você analisa o cenário da música brasileira dos últimos anos?
MAURÍCIO MANIERI - A música brasileira é uma das mais importantes do mundo. Temos músicos maravilhosos, em todos os  estilos. Acredito que nenhum país apresenta a versatilidade que a gente tem.


RESENHANDO - O que diferencia Maurício Manieri de outros cantores?
MAURÍCIO MANIERI -  Acho que tenho uma voz peculiar. Se o cara escuta, já sabe: - É o Manieri!! Acho que um cantor sempre tem que imprimir a sua prórpia personalidade. Eu, quando canto, busco muito isso!! Imprimir a minha personalidade na minha voz!!



RESENHANDO - Qual conselho você dá para quem está começando a carreira?
MAURÍCIO MANIERI - A primeira, coisa é estudar bastante e se dedicar. Tem que se preparar. Não adianta nada começar uma carreira sem uma base sólida. O aprendiz deve escutar música de qualidade. Isto com certeza fará uma diferença enorme no futuro.


RESENHANDO - Quais seus planos no cenário musical?
MAURÍCIO MANIERI - Quero divulgar bastante este meu novo álbum Agora Que Voltou e quem sabe lançar um DVD ainda este ano.



E ainda escreveu aos internautas do Resenhando.com ...
Convite pra galera do Resenhando acessar meu site e meu blog!! www.mauriciomanieri.com.br. Grande beijo e Feliz 2006.


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.