segunda-feira, 5 de dezembro de 2005

.: Resenha de "Garibaldi foi à missa", Patrícia Gwinner

Cantiga de roda passo-a-passo para colorir
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2005


Garibaldi foi à missa ensina as cantigas de roda aos pequenos do século XXI


A cantiga de roda pede passagem em "Garibaldi foi à missa", de Patrícia Gwinner, publicação infantil da Editora Vozes. Em meio a atividades como colorir, labirintos, além da própria leitura da poesia no topo de cada página e dos balões inseridos como fala das personagens desenhadas nas 16 páginas, os pequenos do século XXI são apresentados de maneira divertida à cultura popular, passada de geração em geração.

O livro que faz parte da Coleção Brincando de Roda 2 é um grande ajudante dos pais para aproximar os pequenos das cantigas de roda, muitas vezes esquecidas com o passar do tempo. No entanto, tal aproximação acontece de maneira divertida e discreta. Como assim?

A cantiga de roda Garibaldi foi à missa é mostrada aos pequenos em desenhos para colorir que além de balões de diálogos das personagens, no rodapé das páginas conta com explicação de palavras difíceis e como jogos de assinalar.

Um dos pontos mais importantes do livro é o resgate à cultura popular ao utilizar as cantigas de roda muito cantadas na infância e esquecidas na vida adulta. Já na contra-capa do livro há uma dica da proposta do livro: "Além de divertir e de rememorar estas cantigas, em muitos lugares talvez um pouco esquecidas, a Coleção Brincando de Roda leva as crianças a participarem da brincadeira colorindo as ilustrações e desvendando diversas charadas". É uma excelente opção educativa para os pequenos neste Natal.

Livro: Garibaldi foi à missa
Autora: Patrícia Gwinner
Coleção: Brincando de Roda
Arte final: Monique Rodrigues, Naile Campos, Yara Albano, Marcos Mattos
Editoração: Ângelo Augusto Zanatta
16 páginas
Editora: Vozes
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.