quarta-feira, 3 de agosto de 2005

.: Resenha de "São Francisco de Assis: A espiritualidade da paz e São Tomás De Aquino: As complexidades da razão"

O homem da paz e o homem da razão
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em agosto de 2005


Livro da Ediouro traz aos leitores o mistério da vida de São Francisco de Assis e São Tomás De Aquino. Saiba mais!


"São Francisco de Assis: A espiritualidade da paz e São Tomás De Aquino: As complexidades da razão", livro de G. K. Chesterton, publicado pela Ediouro (2003) mostra que as histórias dos santos, que muitas vezes, parecem ser ficção, são realidade e que ao nos darmos conta da dimensão de tal fato é que fazemos estátuas de santos e rezamos as orações por eles deixadas, para poder existir uma aproximação entre os santos e seus fiéis.

No entanto, na correria do dia-a-dia, o verdadeiro sentido desta acaba ficando esquecido. Histórias de santos como Francisco de Assis e Tomás Aquino são fortes e necessitam ser recordadas por gerações e gerações. G. K. Chesterton vem neste livro cutucar o leitor e chamá-lo para a verdadeira vida. De forma leve ele fala da necessidade de permitir que Deus toque sua vida com a magia do mundo real.

No prefácio da obra, escrita por Joseph F. Girzone, há um chamamento para saber o significado de ser filho de Deus. "É divertido observar uma criança brincando. As crianças vivem em seu mundinho próprio e o vêem como algo sério, dotado de muito sentido. Sorrimos para elas. As crianças conseguem aceitar nossos sorrisos. Se zombamos delas, porém, elas fogem de nós e não hesitam em se esconder. Como adultos, há muito perdemos a chave que abre as portas da alegria e a atmosfera de aventura que fluem tão espontaneamente da imaginação das crianças, mas já não podemos entrar nesse mundo. Nós o perdemos para sempre. Já estivemos nele um dia, mas, ao longo da vida, perdemos a chave para abrir as portas desse mundo".

Contudo, com a história destes santos, pode-se perceber que é nosso dever aproveitar a vida a cada momento e compreender realmente o significa ser filho do Pai: Deus. A qualidade da obra não está apenas na retomada da publicação do livro, mas também, no destaque de um CD exclusivo com Cantos Gregorianos interpretados pelos Monges do Mosteiro da Ressurreição.

O livro de 380 páginas foi editado pela primeira vez no ano de 1933, sendo então, muito bem aceito até por outros autores como por exemplo, Anton Pegis, Étienne Gilson e Jacques Maritain. Tais autores, definiram a obra o melhor sob o tema dominicano do século XIII. É de extrema alegria saber que a literatura tem o "poder" de conservar trechos da história do mundo.

Livro: São Francisco de Assis: A espiritualidade da paz / São Tomás De Aquino: As complexidades da razão
Autor: G. K. Chesterton
380 páginas
Editora: Ediouro

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.