terça-feira, 12 de julho de 2005

.: Resenha de "Duas Amigas", Roseana Murray

A amizade ultrapassando as barreiras dos anos
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em julho de 2005


A força da verdadeira amizade ultrapassando obstáculos. "Duas Amigas", de Roseana Murray, é uma obra infantil, que, em forma de poesia, ensina as crianças, com idade média de 9 anos, a conhecer os seus sentimentos, assim como a distância, as despedidas, o crescimento e as lembranças da infância.

Toda a história, contada em poesia, é sobre a amizade de Ana e Rita. As duas, viviam lado a lado num mesmo quintal, espaço o qual inventavam o mundo, "uma vez uma fada, / uma vez uma bruxa". O sentimento de união das amigas é tão forte que "parece até que nasceram juntas, / quando uma se demora, / a outra fica aflita".

Apesar de a história das amigas Ana e Rita ser contada em versos livres, o texto propicia a discussão de valores da amizade. "Nenhuma novidade dura mais / do que um segundo, / as duas repartindo tudo: / pedras, caracóis, espelhos, / pedaços de silêncio, / o céu e a terra...". Entretanto, as duas separam-se, pois "a casa de Ana foi virando pacote [...] Ana ia de mudança para outro país"

A beleza da obra publicada pela editora Paulus, não está somente na história de Roseana Murray, mas também nas ilustrações de Andréia Resende, que retratam cada etapa da amizade das duas garotinhas, que vão crescendo, crescendo, até que um dia tornam-se mulheres. A amizade? Nunca termina. Seja em reencontros ou por meio de cartas, a duas são amigas para sempre.

Duas Amigas é um livro acessível, desde a facilidade da compreensão da escrita ou pelo preço que é de R$ 14,00. Em papel acetinado, o que também facilita o manuseio dos pequenos, o livro pode ser muito utilizado em sala de aula. As atividades podem abordar a amizade, causando uma discussão entre as crianças sobre seus amiguinhos. A função social da carta, também pode ser explicada aos pequenos que tanto tem acesso à moderna internet, senão mesmo, e-mails, o que afastou grande parte da população do mundo do uso de cartas. 

Para despertar o interesse de envio de cartas, é interessante ensinar a estrutura da carta. Feito isto, as crianças podem preencher os envelopes, comprar selos e enviá-la a um remetente. Outra atividade estimulante aos pequenos que pode ser realizado em sala de aula é uma discussão sobre a despedida de amigos que tenham ido morar em lugares distantes. 

Explique a importância do relacionamento entre as crianças e descubra o valor de uma grande amizade!

Livro: Duas Amigas
Autora: Roseana Murray
Ilustrações: Andréia Resende
16 páginas
Editora: Paulus
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.