sábado, 4 de junho de 2005

.: Resenha de "Uma vida de contos de fadas: A história de Hans Christian Andersen", Marcos Bagno

Pobreza e tentativas frustradas fazem da vida de Andersen um verdadeiro conto de fadas
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2005


Em "Uma vida de contos de fadas: A história de Hans Christian Andersen", de Marcos Bagno, tudo começa em uma certa noite, quando um garotinho sem sono decide ler os Contos de Andersen. Para narrar este momento o autor abre o livro (com o narrador) da seguinte forma:"Há algum tempo, quando eu era do seu tamanho, uma coisa estranha me aconteceu. Se eu contar você vai dizer que tudo não passou de um sonho, mas vou logo avisando que meus olhos estavam bem abertos quando ele apareceu".

Bem só este trecho da abertura da obra pode não ser esclarecedora, mas sim deixar uma pergunta: Quem apareceu? Calma! Vou explicar, não é o espectro de Hans Christian Andersen, mas sim um de seus personagens mais conhecidos e queridos Ole LukØie - em dinamarquês, LukØie significa "fecha-olho" -, isto é, por meio desta personagem que o menininho mergulha na fascinantes história de vida de Andersen.

Ole é um ser pequenino que pula de dentro do livro Contos de Andersen. Ele que usa uma túnica colorida e um grande chapéu, diz que contou a Hans Christian Andersen todas as histórias que o escritor produziu.

Nessa viagem alucinante, que acontece exatamente no  dia 2 de abril, aniversário de Andersen, Ole e o garoto descobrem a dura vida de um dos mais famosos contistas da história universal da literatura, desde zombarias de outros garotos por suas pernas compridas à tentativas frustradas de entrar no teatro como ator.

Este livro infantil tem uma linguagem bastante solta, apesar de conter dados históricos, tem bastante leveza e qualidade para contar a triste história, por esse motivo, intitulada aqui de conto de fadas, do escritor Hans Christian Andersen. Com as ilustrações de Cris Eich, a leitura fica ainda mais fácil de compreender.

O diferencial da obra está entre as páginas 44 e 47, parte em que está explicada e também ilustrada, a biografia e bibliografia do escritor que criou personagens como a sereiazinha (que foi adaptado para a telona pelos Estúdios Disney, tornando-se em A Pequena Sereia), a polegarzinha (livro de mesmo nome), a pequena vendedora de fósforos (livro de mesmo nome), assim como o imperador que desfila nu (do conto As Roupas Novas do Imperador), o bastante conhecido cisne que vive entre patos (da obra O Patinho Feio), entre outros.

Livro: Uma vida de contos de fadas - A história de Hans Christian Andersen
Autor: Marcos Bagno
48 páginas
Coleção: Clara Luz
Editora: Ática
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.