terça-feira, 7 de junho de 2005

.: Resenha de "Minimanual Compacto da Literatura Brasileira: Teoria e Prática", Ana Tereza Pinto de Oliveira

A literatura brasileira sem mistérios e complicações
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2005


A literatura é o meio mais interessante para conhecer os mundos: o imaginário e o habitável. Um mergulho na história do universo da criação escrita. O "Minimanual Compacto da Literatura Brasileira: Teoria e Prática", da professora Ana Tereza Pinto de Oliveira, publicado pela Editora Rideel é um livro de bolso que facilita a leitura dos períodos importantes da literatura brasileira, além de permitir um divertido "mergulho" a este universo um tanto que desconhecido e, por isso, muito, muito rico e infinito à nossa sabedora.

Ao utilizar uma linguagem clara e objetiva, a obra expõe de maneira direta todos os períodos da literatura brasileira: Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo (Naturalismo e Parnasianismo), Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo (A Semana de Arte Moderna e primeira fase), Modernismo (Segunda fase) e Modernismo (Terceira fase).

O livro é totalmente indicado para os interessados em literatura que tem como objetivo a busca incansável de aprender mais e mais, assim como estudantes de Literatura e vestibulandos que necessitam (re)estudar tudo o que já foi passado no período dos bancos escolares.

O Minimanual Compacto da Literatura Brasileira: Teoria e Prática é divido em 11 capítulos, consta de 368 páginas, além de 32 páginas que fazem parte um encarte colorido com curiosidades. "A Literatura permite ao leitor problematizar o mundo, incita-o à reflexão, desafia-o em sua sensibilidade enriquecendo-o a cada leitura".

Neste encarte, o das curiosidades, também há explicações do que é poesia, a importância de José de Anchieta, Gregório de Matos, assim como a presença do índio na literatura brasileira, o que é poesia engajada, o que são romances de tese, entre outros assuntos relacionados.

Outro fator muito interessante no livro são as as questões de vestibulares localizadas ao final de cada capítulo para que o usuário da obra possa verificar o seu grau de compreensão do tema. É válido lembrar que é comum que estudantes tenham dificuldades em diferenciar períodos literários, identificar autores e suas obras. 

De fato, este livro é uma "mão-na-roda" para os vestibulandos que pretendem sair-se bem no vestibular e entrar no caminho para a sua tão sonhada formação acadêmica.

Livro: Minimanual Compacto da Literatura Brasileira: Teoria e Prática
Autora: Ana Tereza Pinto de Oliveira
368 páginas
Editora: Rideel

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.