quarta-feira, 4 de maio de 2005

.: Resenha de "Novo Mundo - As cartas Que Batizaram a América", Américo Vespúcio

A história redescoberta
Por: Helder Moraes Miranda

Em maio de 2005


Lançado pela Editora Planeta, o livro Novo Mundo - As cartas Que Batizaram a América, de Américo Vespúcio com apresentação e notas de Eduardo Bueno, recria e mostra um pouco dos bastidores do descobrimento da América. Ricamente ilustrado, gira em torno das cartas escritas por Américo Vespúcio, um dos mais controversos exploradores do Novo Mundo. 

As cartas dele, embora traduzidas do latim e do italiano, é um brinde à língua portuguesa e a história de um povo. O livro, repleto de notas explicativas e curiosas, reúne os escritos do explorador, além de relatar peculiaridades e peripécias sexuais do povo do século XVI. 

Não faltam descrições de belos corpos nus, puros ou depravados, safadinhos e condutas que o tempo todo parecem clamar por sexo. As cartas se tornaram alvo de curiosidade da corte, seja para que, escandalizados criticassem o comportamento alheio ou se deliciassem ao imaginar cenas de alto teor erótico para a época, e se transformaram em best-sellers, que imortalizaram os despudorados. 

Um ótimo presente para quem pretende viajar pelas páginas de uma história não contada nas escolas, mas que pode ser deliciosamente redescoberta por leitores àvidos por mais "informações", aquelas que podem ser encontradas nas entrelinhas de um passado distante.

Livro: Novo Mundo - As cartas Que Batizaram a América
Autor: Américo Vespúcio
Organizador: Eduardo Bueno
192 páginas
Ano: 2003
Editora: Planeta do Brasil
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.